ClieNFarms – Apoiando a transição para uma agricultura europeia mais neutra e resiliente às alterações climáticas

ClieNFarms é um projeto de Inovação de 4 anos, financiado pela Comissão Europeia para apoiar o Pacto Ecológico Europeu. Tem como objetivo o codesenvolvimento e a disseminação de soluções sistémicas adaptadas ao contexto local, de modo a contribuir para o aumento de explorações agrícolas sustentáveis, climaticamente neutras e resilientes em toda a Europa.

Apoiando a estratégia Do Prado ao Prato e contribuindo para a realização dos seus objetivos, o projeto ClieNFarms pretende demonstrar no terreno, avaliar e melhorar soluções técnicas, organizacionais e financeiras a nível da exploração agrícola, que contribuam para alcançar a neutralidade climática da agricultura europeia até 2050. Para tal, será utilizada uma estrutura de casos de estudo, as I3S (Innovative Systemic Solutions Space), que irão apoiar a capacitação de todos os atores da cadeia de valor, contribuindo para a neutralidade carbónica nos diferentes sistemas de produção. Estas soluções serão integradas de forma interativa e ao mesmo tempo melhoradas, com o objetivo de desenvolver modelos de negócio economicamente viáveis nos sistemas agrícolas. No processo pretende-se envolver agricultores e consultores, empresas agroalimentares, decisores políticos e cidadãos, sendo as soluções posteriormente divulgadas. A este processo deu-se o nome de Arena Criativa, o qual permitirá a demonstração dos prós e contras das soluções propostas, de modo a que os agricultores possam fazer escolhas informadas.

O que é, então, a Arena Criativa?

A Arena Criativa é um espaço de diálogo que pretende reunir agricultores e outros stakeholders da cadeia de valor, de forma que estes possam escolher o conjunto de soluções mais adequado para a sua exploração, na transição para a neutralidade climática.
Os seus objetivos específicos incluem:

  • A discussão em torno da adaptação e implementação de soluções;
  • A capacitação dos agricultores;
  • A promoção do debate entre os diferentes participantes, de forma a reunir conhecimentos sobre como o projeto pode ajudar no processo de escolha.

Na primavera de 2023, a Nutrifarms, juntamente com a CONSULAI, organizará a 1ª Arena Criativa em Portugal. Pretendemos com este evento identificar e discutir soluções técnicas e organizacionais que reduzam as emissões de GEE e aumentem o sequestro de carbono no setor olivícola português. Venha por a sua criatividade ao serviço do setor!

Mais informações em breve nas redes do projeto (Twitter, LinkedIn, Facebook) e da CONSULAI.

Outras Notícias

18 de Março, 2019Eventos

Cerimónia de entrega de prémios Mais Alqueva Mais Valor – Conheça os vencedores

A primeira edição da entrega dos prémios Mais Alqueva Mais Valor, em parceria com a EDIA e com a Universidade de Évora, realizou-se no dia 14 de março, no auditório da EDIA, em Beja. A iniciativa teve como finalidade reconhecer as empresas, pessoas ou instituições que contribuem para uma utilização eficiente e sustentável dos recursos [...]

ler mais

1 de Setembro, 2025Agenda do Setor Eventos

CONSULAI Dinamiza a AGROGLOBAL 2025 com Stand Ativo, Seis Seminários e o Grande Sunset Party

A CONSULAI volta a estar presente na AGROGLOBAL, este ano com uma participação ainda mais completa e mobilizadora. De 9 a 11 de setembro, no CNEMA, em Santarém, convidamo-lo a visitar o stand CONSULAI, um espaço dedicado aos nossos clientes, parceiros e profissionais do setor agrícola. Durante os 3 dias da feira, a CONSULAI organiza, [...]

ler mais