COCOREADO: reequilibrar a posição do agricultor como ator-chave nas cadeias de fornecimento de alimentos

O COCOREADO é um projeto enquadrado no Horizonte 2020 que tem como objetivo equilibrar a balança da cadeia alimentar, dando mais relevância aos agricultores. Tradicionalmente a função do agricultor na cadeia de valor tem sido definida como “price taker”, estando dependente de operadores presentes a montante e jusante desta cadeia.

Iremos concentrar-nos nas oportunidades para agricultores das zonas rurais de co-criar soluções inovadoras que superem os atuais obstáculos para os agricultores e respondam às necessidades dos consumidores, melhorando ao mesmo tempo as condições para a aquisição pública sustentável de alimentos locais e sazonais.

Será estabelecido um programa de formação de embaixadores COCOREADO, que envolverá a participação ativa de jovens, algo único nos projetos Europeus desta área. Desta forma, a conexão entre a população jovem e os agricultores permitirá co-criar um ambiente inovador e sustentável, que irá possibilitar a ultrapassagem de obstáculos, garantido ao mesmo tempo uma resposta às necessidades e expetativas dos consumidores.

A CONSULAI, enquanto o único parceiro Português, pretende realçar a realidade portuguesa no contexto Europeu. De facto, em Portugal, o setor agrícola é caracterizado como envelhecido, onde os agricultores têm pouco poder negocial, e com fraca adesão ao desenvolvimento sustentável de cadeias curtas de abastecimento.

É neste contexto o COCOREADO, garantindo um equilíbrio justo entre os vários setores da cadeia agroalimentar, pretende contribuir para um futuro justo e sustentável aos agricultores de toda a Europa.

Siga as redes sociais (twitter e LinkedIn) do projeto para se manter a par!

 

Outras Notícias

13 de Janeiro, 2021Notícias Internas Projetos

PRORROGAÇÃO: ABERTURA DE CANDIDATURAS ÀS OPERAÇÕES DE APOIO AOS JOVENS AGRICULTORES

Foi prorrogado o prazo para submissão de candidaturas às seguintes operações: Operação 3.1.1 – Jovens agricultores Operação 3.1.2 – Investimento de Jovens Agricultores na exploração agrícola + Jovens Agricultores O período de apresentação de candidaturas termina no dia 05 de Fevereiro de 2021, às 17h00. No presente anúncio, a área geográfica elegível para instalação de Jovens [...]

ler mais

10 de Março, 2026Eventos

CONSULAI Participa na AEISA Summit 2026

A CONSULAI irá marcar presença, enquanto patrocinadora GOLD, na AEISA Summit 2026, um evento promovido pela Associação de Estudantes do Instituto Superior de Agronomia, que ocorrerá já amanhã, dia 11 de março, no Pavilhão de Exposições do Instituto Superior de Agronomia. A iniciativa reunirá estudantes, profissionais e empresas para debater inovação, sustentabilidade e oportunidades no [...]

ler mais