Comunicação sobre a Visão de Longo Prazo para as Zonas Rurais

A Comissão Europeia (CE) publicou, a tão esperada, Comunicação sobre a Visão de Longo Prazo para as Áreas Rurais até 2040.

Este documento identifica os desafios e preocupações que as zonas rurais enfrentam, e destaca algumas das oportunidades mais promissoras para estas regiões. Com base na previsão e diversas consultas aos cidadãos e a outros atores das áreas rurais, a Visão propõe um Pacto Rural e um Plano de Ação Rural, que visam tornar as áreas rurais mais fortes, interligadas, prósperas e resistentes, para promover o bem-estar para todos os que nela vivem.

O Pacto Rural mobilizará as Autoridades Públicas, e as partes interessadas para agir sobre as necessidades e aspirações dos habitantes das zonas rurais.

O Plano de Ação Rural da UE que o acompanha será articulado em torno de iniciativas emblemáticas relacionadas com: i) criação de um ecossistema de inovação; ii) promoção de ligações de transporte sustentáveis e digitalização; iii) apoio à diversificação económica.

Os resultados e conclusões do projeto H2020 SHERPA foram considerados e relatados à Comunicação, em particular, o Discussion Paper e Position Paper do SHERPA sobre a Visão de Longo Prazo para as Áreas Rurais, com contribuições de 20 plataformas Multi-Ator (MAPs), compostos por representantes da política-ciência-Sociedade.

A CONSULAI é parceira do projeto SHERPA e coordenou os trabalhos do MAP RURAL_PT, centrado na região Centro, e que contou com a participação de um valioso grupo de trabalho e de importantes contributos para esta discussão.

 

Outras Notícias

28 de Janeiro, 2025Agenda do Setor

CONSULAI Apresenta o B-RURAL ao Ministro da Agricultura e Pescas

A CONSULAI apresentou oficialmente a iniciativa B-RURAL ao Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, numa reunião de trabalho realizada no Campus XXI, no passado dia 16 de janeiro. O encontro permitiu partilhar os resultados já alcançados e discutir o futuro da iniciativa, reforçando a importância de uma comunicação mais coesa e positiva do [...]

ler mais

10 de Outubro, 2024Projetos

Jornadas Técnicas do Montado reúnem rede nacional de projetos europeus

No passado dia  24 de setembro, a CONSULAI organizou uma sessão de demonstração das Jornadas Técnicas do Montado, reunindo, na Herdade da Carneira, em Borba, a rede nacional de 3 projetos europeus: Climate Farm Demo, Grazing4AgroEcology e MIXED. Os participantes foram recebidos pelo agricultor Carlos Mira, membro da rede de demonstração dos projetos Climate Farm Demo e Grazing4AgroEcology. [...]

ler mais