Equipa da CONSULAI visitou Bolonha, para saber mais sobre a cultura da cereja

No passado mês de maio, parte da equipa de Estudos e Estratégia da CONSULAI, visitou Bolonha (Itália), para procurar saber mais sobre as novas variedades de cereja e modelos de produção desenvolvidos na região.

Na companhia de Manuel Falcão, responsável pela produção de cereja na Quinta das Pedralvas (Fundão), e junto de técnicos e investigadores da Faculdade de Agricultura da Universidade de Bolonha (UNIBO), a equipa da CONSULAI visitou viveiros, explorações agrícolas e cooperativas de produtores de Cereja, nas zonas de Vignola (IGP), Ferrara e Verona.

Durante a visita a equipa teve a oportunidade de conhecer em pormenor as variedades da série Sweet, conhecidas pelo seu elevado teor de açúcar, textura crocante e calibres elevados, bem como outras variedades desenvolvidas pela Universidade e outros polos de investigação.

Ainda sobre as variedades, foi possível percebe que existe um grande empenho da Universidade, viveiros e produtores, para a obtenção de cerejas com calibres acima dos 28 mm, e que por sua vez, nas cooperativas e restantes canais de escoamento, o calibre, cor e doçura são fatores diferenciadores para a valorização da produção.

Ao visitar as explorações agrícolas e campos experimentais, a equipa apercebeu-se do grande e variado investimento realizado em sistemas de adaptação e mitigação do impacto de fenómenos climáticos extremos, de entre os quais destaca a utilização de plásticos e redes para a chuva e granizo, redes para controlo de pragas e sistemas anti-geada.

A equipa da CONSULAI expressa o seu agradecimento à Universidade de Bolonha, em particular ao professor Stefano Tartarini e os seus colegas pela organização da visita e partilha de conhecimento.

Acreditamos que esta visita contribuirá para fortalecer e inovar o acompanhamento realizado junto dos nossos clientes e parceiros, no Fundão” afirma a equipa de Estudos e Estratégia, da CONSULAI, que teve a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura da cereja.

Outras Notícias

23 de Abril, 2021Notícias Internas

A CONSULAI está a recrutar!

Estamos a recrutar um novo membro para a Área de Projetos Agrícolas. Descrição da função Recolha e tratamento de dados e de documentação de suporte à elaboração de candidaturas a sistemas de incentivo na área agrícola; Elaboração de candidaturas e pedidos de pagamentos; Elaboração de planos de negócio; Acompanhamento e aconselhamento técnico durante toda a [...]

ler mais

4 de Julho, 2022Avisos e Candidaturas

Pequenos investimentos na transformação e comercialização de produtos agrícolas | Candidaturas abertas

Estão abertas as candidaturas à Operação 10.2.1.2 – Pequenos investimentos na transformação e comercialização de produtos agrícolas, nos seguintes Grupos de Ação Local (GAL): São elegíveis investimentos com valor total ≥ 10.000€ e ≤ 200.000€. De entre os diversos critérios de elegibilidade dos beneficiários, destaca-se possuírem situação económica e financeira equilibrada, com uma autonomia financeira [...]

ler mais