Tendências de Investimento no Setor Agrícola

A CBRE e a CONSULAI, com o apoio da PLMJ, organizaram no âmbito da AGROGLOBAL 2025, o seminário “Tendências de Investimento no Setor Agrícola”, que teve lugar no dia 10 de setembro, no Auditório Armando Sevinate Pinto. O evento reuniu investidores, gestores, consultores e especialistas do setor, num espaço de debate sobre o presente e o futuro do agronegócio em Portugal e na Península Ibérica.

A sessão teve início com as intervenções de Manuel Albuquerque (CBRE) e José Pedro Pereira (CBRE), que apresentaram, respetivamente, a CBRE e o CBRE Iberian Agribusiness Report, destacando a evolução recente do setor e o crescente interesse internacional no agronegócio português.

Na primeira mesa-redonda – “Investir na Península Ibérica: Vantagem Estratégica ou Aposta de Risco?”, moderada por Manuel Albuquerque (CBRE), participaram Enrique Collies (Tremon), Luís Solem (PLMJ) e Vasco D’Orey (CREST Capital Partners). O debate evidenciou que, apesar das oportunidades estratégicas, é essencial analisar cada projeto agrícola sob a ótica de risco e retorno, garantindo um enquadramento sólido e previsível para o investidor.

Na segunda mesa-redonda – “Desafios do Agribusiness em Portugal: Barreiras e Oportunidades ao Investimento”, moderada por Tomás Almeida Ribeiro (PLMJ), participaram Frederico Borges de Castro (CBRE), Marco Henriques (Oxy Capital) e Raquel Freitas (PLMJ). O debate evidenciou que Portugal oferece condições atrativas, mas ainda enfrenta desafios na captação de capital estrangeiro. Foi sublinhado que muitos investidores não conhecem em profundidade o mercado português, e que apenas uma apresentação clara, transparente e devidamente documentada dos projetos permite transmitir a confiança necessária para desbloquear novas oportunidades de investimento.

O seminário encerrou com a intervenção de Pedro Santos (CONSULAI), que reforçou a importância de continuar a posicionar Portugal como destino competitivo e seguro para o investimento agrícola, unindo conhecimento técnico, transparência e capacidade de inovação.

O encontro evidenciou que o futuro do investimento agrícola passa por alinhar a atratividade do setor com práticas de gestão de risco, ao mesmo tempo que se garante a confiança dos investidores através de informação clara e credível.

Assista ao vídeo recap do seminário aqui.

Tendências de Investimento no Setor Agrícola

Outras Notícias

8 de Maio, 2020Notícias Internas Projetos

CONSULAI apoia duas candidaturas ao sistema de incentivos à inovação produtiva no contexto da COVID-19

O sistema de incentivos à inovação produtiva no contexto COVID-19 apoia empresas que pretendam estabelecer, reforçar ou reverter as suas capacidades de produção de bens e serviços destinados a combater a pandemia do COVID-19. O objetivo do aviso, que terminou no passado dia 8 de maio, era suprir as necessidades da sociedade atual, redirecionando, ainda [...]

ler mais

17 de Maio, 2023

Programa Alqueva Sustentável – Evento de Lançamento

O Programa Alqueva Sustentável, desenvolvido pela EDIA (Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva) com o apoio da CONSULAI, será formalmente apresentado, no próximo dia 23 de maio, das 14h30 às 17h45, em Beja. O Programa Alqueva Sustentável, desenvolvido pela EDIA (Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva) com o apoio da CONSULAI, é uma [...]

ler mais