A CONSULAI subscreveu a Carta de Princípios do BCSD Portugal

A CONSULAI subscreveu a Carta de Princípios do BCSD Portugal, documento que estabelece os princípios que constituem as linhas orientadoras para uma boa gestão empresarial.

A Carta de Princípios pretende criar um referencial voluntário adaptado a empresas de várias dimensões, de forma a encorajar a massificação de práticas de gestão sustentável baseada em seis princípios: (1) Conformidade legal & Conduta ética, (2) Direitos humanos, (3) Direitos laborais, (4) Prevenção, saúde e segurança, (5) Ambiente e (6) Gestão.

A Carta de Princípios do BCSD Portugal é inspirada na Declaração Universal dos Direitos Humanos, nos Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho da Organização Internacional do Trabalho e no Pacto Global das Nações Unidas. Esta Carta incentiva o relato de informação não-financeira por parte de empresas que ainda não são abrangidas diretamente pelo Decreto-Lei nº 89/2017 de 28 de julho referente à obrigatoriedade de divulgação anual de informação não-financeira e informação sobre a diversidade por parte de certas grandes empresas.

Ao subscrever a Carta de Princípios, a CONSULAI reconhece que a gestão sustentável das empresas é um fator de competitividade. Além da CONSULAI, já subscreveram esta Carta de Princípios do BCSD Portugal outras 34 empresas.

A CONSULAI convida os seus clientes e fornecedores a subscreverem a Carta de Princípios, promovendo assim os princípios da gestão sustentável junto da sua cadeia de valor.

Faça download da Carta de Princípios.

Para mais informações referentes aos Fundamentos e empresas subscritoras da Carta de Princípios, clique aqui.

Sobre o BCSD Portugal - Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável:

BCSD Portugal - Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, de que a CONSULAI é associada, agrega e representa empresas que se comprometem ativamente com a sustentabilidade e é um dos dinamizadores nacionais da transição para uma economia de baixo carbono, que valorize os ecossistemas e que seja geradora de bem-estar na sociedade. Através do desenvolvimento de projetos interempresas que estimulam o desenvolvimento sustentável, o BCSD é um ator influente e inspirador de novos modelos de negócio, competitivos, inovadores, responsáveis, sustentáveis e inclusivos. Ao intervir no desenvolvimento de políticas públicas, o BCSD fomenta a colaboração entre a comunidade empresarial, os decisores políticos e a sociedade civil. Com ampla representação setorial, o BCSD conta com mais de 90 empresas que dão emprego direto a mais de 270 mil pessoas. O volume de vendas dos associados não financeitros do BCSD representa 38% do PIB nacional, valor que se traduz em mais de 65 mil milhões de euros de volume de negócios e um VAB entre 6 a 8% do PIB.

Outras Notícias

17 de Setembro, 2020Eventos Informações

Liga CONSULAI | Adiamento da 1ª etapa

Como sabem, estamos a atravessar um período de alguma incerteza, e entrámos no dia 15 de Setembro, em estado de contingência para fazer face à pandemia da COVID-19. A LIGA CONSULAI tem como grande propósito juntar quem trabalha no setor agrícola, florestal e alimentar, promover momentos de networking, e incentivar práticas desportivas saudáveis, como é o caso [...]

ler mais

12 de Março, 2020Informações

Artigo de opinião: Organizações de Produtores: não basta dizer que são importantes! – Pedro Santos

O nosso Diretor-Geral Pedro Santos, escreveu um artigo de opinião para o Agroportal sobre as Organizações de Produtores (OP). No artigo, Pedro Santos, fala sobre as poucas medidas existentes que favorecem as OP e realça a importância de encontrar estratégias mais diversificadas e consistentes no tempo, que façam com os níveis de organização da produção [...]

ler mais