Aberta a 2ª Open Call do projeto H2020 FAIRshare para promover a Digitalização na Agricultura

O projeto H2020 FAIRshare (Farm Advisory Digital Innovation Tools Realised and Shared) em que a CONSULAI é parceira ativa, irá financiar propostas de apoio à Digitalização da Agricultura em toda a Europa.

O FAIRshare começou em novembro de 2018 e visa construir uma comunidade de consultoria e aconselhamento agrícola mais ativa em termos digitais. O projeto centra-se na promoção da adoção de Ferramentas e Serviços de Consultoria Digital (ou DATS em inglês) conduzindo atividades de formação e promovendo a partilha de experiências entre os consultores e técnicos de aconselhamento. Ao apoiar os consultores e técnicos de aconselhamento a tornarem-se mais proficientes na utilização das DATS, o projeto está também a melhorar a participação dos agricultores na era digital.

O projeto pretende financiar uma série de Casos de Estudo (CE), para ajudar a apoiar a utilização de uma série de DATS em toda a Europa. Os candidatos podem ser, um serviço de aconselhamento agrícola ou florestal, um conjunto de consultores dentro de um serviço de aconselhamento, ou consultores e técnicos de aconselhamento independentes. Mesmo já tendo estabelecido alguns CE como parte do projeto, o FAIRshare pretende agora financiar mais 13 CE de 30.000 euros cada. Para tal, foi lançado um concurso público que pretende selecionar estes CE em 4 regiões da Europa:

  • Região 1: Europa Ocidental – França, Irlanda, Reino Unido, Espanha, Portugal – 3 CE que serão coordenados pelo Teagasc.
  • Região 2: Europa do Nordeste -Lituânia, Letónia, Finlândia, Dinamarca, Polónia, Estónia, Noruega, Suécia – 3 CE que serão coordenadas por LAAS (VIESOJI ISTAIGA LIETUVOS ZEMES UKIO KONSULTAVIMO TARNYBA).
  • Região 3: Sudeste da Europa – Croácia, Sérvia, Eslovénia, Bulgária, Hungria, Kosovo, Macedónia, Montenegro, Roménia, Grécia – 4 CE que serão coordenados pela SEASN (MREZA SAVJETODAVNIH SLUZBI JUGOISTOCNE EUROPE).
  • Região 4: Europa Central – Alemanha, Itália, Suíça, Bélgica, Holanda, República Checa, Eslováquia, Áustria – 3 CE que serão coordenados por ZLTO (ZUIDELIJKE LAND- PT TUINBOUWORGANISATIE VERENIGING).

O projeto H2020 FAIRshare apoiará cada Caso de Estudo selecionado, com um financiamento de até 30.000 euros. Pretende-se que estes CE tenham uma duração de até 6 meses. Os casos de estudo podem ser amplos e adotar muitas abordagens diferentes. Alguns exemplos poderiam incluir, mas não estão limitados, à adaptação e adoção de ferramentas digitais específicas, desenvolvimento de competências e formação, reforço de capacidades e atividades de comunicação no seio de organizações de aconselhamento para apoiar a adoção de ferramentas digitais.

Qualquer que seja o âmbito, as propostas de financiamento devem ter em conta o montante de financiamento (30.000 euros) e o curto período de tempo (6 meses). O financiamento pode ser utilizado para cobrir os custos próprios dos casos de estudo, incluindo aspetos como, por exemplo, tempo de pessoal, viagens, traduções, workshops, viagens de estudo, formação ou licenciamento de DATS, custos de adaptação, etc.

Tom Kelly, o Investigador Principal do projeto FAIRshare, declarou: “Esta é uma grande oportunidade para os técnicos de aconselhamento e as suas organizações obterem financiamento para ações específicas de digitalização necessárias para melhorar os serviços aos agricultores”.

As propostas estão agora a ser aceites através de um concurso de contratos públicos, que está disponível aqui.

O prazo para apresentação de candidaturas é às 14:00 (CET) de segunda-feira, 14 de março de 2022.

Para mais informações e atualizações sobre o concurso, pode seguir as contas dos meios de comunicação social FAIRshare no Twitter, LinkedIn ou Facebook ou contactar: teresa.hooks@teagasc.ie

Saiba mais sobre o projeto, aqui

(NOTAS: a) candidatos elegíveis: As propostas só serão consideradas se estiverem focadas em consultores e técnicos de aconselhamento florestais ou agrícolas. Os candidatos principais podem incluir um serviço de aconselhamento, um conjunto de consultores dentro de um serviço de aconselhamento, ou um grupo de consultores independentes; b) este concurso NÃO se destina ao desenvolvimento de novos instrumentos; c) as organizações que já são beneficiárias ou envolvidas no projeto FAIRshare não são elegíveis; c) as submissões só podem ser feitas através do concurso online e utilizando o formulário de inscrição fornecido; d) o projeto FAIRshare é um projeto Horizonte 2020 financiado pela UE com o acordo de subvenção número 818488.)

Outras Notícias

9 de Dezembro, 2020Eventos Notícias Internas

Webinar – ReImaginar a Agricultura

A CONSULAI é parceira da associação ALUMNI do Lisbon MBA num webinar denominado “ReImaginar a Agricultura”, que ocorrerá no próximo dia 11 de Dezembro, às 15h. Com um excelente painel de intervenientes pretende-se ter uma reflexão sobre a agricultura, as oportunidades, os desafios, as prioridades e os instrumentos para atrair talento e investimento, tendo por [...]

ler mais

12 de Novembro, 2021Eventos

Venha AGRI.DOAR connosco! Junte-se à campanha de Natal do setor!

Venha AGRI.DOAR connosco! A AGRI.DOAR, nasceu em 2019, quando um conjunto de empresas do setor agrícola, florestal e agroalimentar, optou por não dar presentes de Natal a clientes, canalizando antes este montante a instituições de solidariedade social.   No ano passado, contámos com 23 parceiros e angariámos um donativo de mais de 25.000€, que foi atribuído ao projeto LAR. O apoio dado à instituição [...]

ler mais