Grupo Operacional FD CONTROLO | Amares recebeu o Dia de Campo do projeto

Realizou-se no dia 28 de junho, na Vila de Amares, um seminário com visita de campo, organizado pelo grupo operacional FD CONTROLO, liderado pelo INIAV, que reuniu cerca de 80 participantes, representantes de parceiros e entidades interessados na temática da doença Flavescência Dourada (FD) da vinha. 

Esta doença de quarentena foi detetada em 2006 na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, e levou a Autoridade Fitossanitária Nacional a tomar medidas a nível nacional, como o arranque das plantas infetadas, tratamentos obrigatórios contra o inseto vetor Scaphoideus titanus e a aplicação de tratamento por água quente aos materiais de propagação vegetativa oriundos de zonas afetadas.

A sessão teve início de manhã no auditório da Câmara Municipal de Amares, moderada pela Dina Lopes da CONSULAI, e a abertura do evento foi presidida pelo Sr. Vereador Delfim Rodrigues. Dadas as boas-vindas, foi a vez das apresentações dos estudos realizados pelo INIAV em parceria com a Avitilima e do desenvolvimento das armadilhas inteligentes por parte do INESC TEC.

Na parte da tarde foi organizada uma importante e agradável visita ao campo, na Quinta do Vilar, com o apoio da Sociedade Agrícola Irmãos Eusébios, na pessoa da sua Diretora técnica e engenheira agrícola, Maria João Lopes, de forma a visitar a parcela piloto monitorizada durante o projeto, assim como, uma demonstração do funcionamento da armadilha inteligente. No final do dia foi servido um lanche e Verde d’honra enquanto os participantes partilhavam experiências e conhecimentos, ao mesmo tempo que se criaram sinergias entre parceiros do setor.

Saiba mais sobre a sessão e sobre o Grupo Operacional FD CONTROLO, aqui

Grupo Operacional FD CONTROLO

Outras Notícias

15 de Abril, 2020Notícias Internas

Orientação técnica – Medidas de higiene especiais

Ainda que esta seja uma altura de recolhimento e isolamento social, os trabalhos agrícolas são um fator de produção essencial para assegurar um abastecimento regular dos mercados, e urge a necessidade de garantir que os trabalhadores deste setor, adotam medidas e regras especiais para reduzir o risco de contágio. Assim sendo, a DGAV lançou a [...]

ler mais

5 de Novembro, 2021

Certificação Pecuária Baixo Carbono | AGRICERT

O Acordo de Paris, adotado em 2015, visa alcançar a descarbonização das economias mundiais, reconhecendo que isso reduzirá significativamente os riscos e impactes das alterações climáticas, sendo Portugal um dos países europeus mais afetados. Os efeitos destas alterações no território nacional incluem o aumento da temperatura, a alteração dos padrões de precipitação, a subida do [...]

ler mais