ClieNFarms é um projeto de Inovação de 4 anos, financiado pela Comissão Europeia para apoiar o Pacto Ecológico Europeu. Tem como objetivo o codesenvolvimento e a disseminação de soluções sistémicas adaptadas ao contexto local, de modo a contribuir para o aumento de explorações agrícolas sustentáveis, climaticamente neutras e resilientes em toda a Europa.
Apoiando a estratégia Do Prado ao Prato e contribuindo para a realização dos seus objetivos, o projecto ClieNFarms pretende demonstrar, avaliar, e melhorar soluções técnicas, organizacionais e financeiras a nível da exploração agrícola, que contribuam para alcançar a neutralidade climática da agricultura europeia até 2050. Para tal, será utilizada uma estrutura de case studies, as I3S (Innovative Systemic Solutions Space), que irão apoiar a capacitação de todos os atores da cadeia de valor, através da testagem, demonstração e replicação de soluções inovadoras que contribuam para a neutralidade carbónica. Estas soluções serão integradas de forma interativa e ao mesmo tempo melhoradas, com o objetivo de desenvolver modelos de negócio economicamente viáveis nos sistemas agrícolas. No processo pretende-se envolver agricultores e consultores, empresas agroalimentares, decisores políticos e cidadãos, sendo as soluções posteriormente divulgadas.
Este projeto inovador visa então:
- Integrar diferentes soluções para englobar sistemas de monocultura, policultura e produção animal;
- Ter em conta os efeitos biofísicos associados a mudanças nas práticas de gestão, a fim de promover as sinergias entre os efeitos bioquímicos e os efeitos biofísicos;
- Transitar do nível de exploração agrícola para o nível de (eco)ssistema, quer através de networks agrícolas, quer envolvendo cadeias de abastecimento, através de uma abordagem multiator;
- Validar estas soluções inovadoras e desenvolver os incentivos financeiros necessários para envolver os agricultores nesta transição.
O ClieNFarms iniciou-se em janeiro de 2022, sendo coordenado pelo INRAE – L’INSTITUT NATIONAL DE RECHERCHE POUR L’AGRICULTURE, L’ALIMENTATION ET L’ENVIRONNEMENT de France e reunindo um consórcio de 33 parceiros.
A CONSULAI é a entidade responsável pelo Pacote de Trabalho da Comunicação, Disseminação e Exploração, com o objetivo de comunicar e divulgar a vários níveis os resultados do projeto, promovendo a adoção das diferentes soluções desenvolvidas pelos diferentes stakeholders. A CONSULAI irá também apoiar a Nutrifarms, a entidade responsável pela I3S portuguesa.
Para saber mais sobre o projeto siga as redes sociais Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube!