COCOREADO: reequilibrar a posição do agricultor como ator-chave nas cadeias de fornecimento de alimentos

O COCOREADO é um projeto enquadrado no Horizonte 2020 que tem como objetivo equilibrar a balança da cadeia alimentar, dando mais relevância aos agricultores. Tradicionalmente a função do agricultor na cadeia de valor tem sido definida como “price taker”, estando dependente de operadores presentes a montante e jusante desta cadeia.

Iremos concentrar-nos nas oportunidades para agricultores das zonas rurais de co-criar soluções inovadoras que superem os atuais obstáculos para os agricultores e respondam às necessidades dos consumidores, melhorando ao mesmo tempo as condições para a aquisição pública sustentável de alimentos locais e sazonais.

Será estabelecido um programa de formação de embaixadores COCOREADO, que envolverá a participação ativa de jovens, algo único nos projetos Europeus desta área. Desta forma, a conexão entre a população jovem e os agricultores permitirá co-criar um ambiente inovador e sustentável, que irá possibilitar a ultrapassagem de obstáculos, garantido ao mesmo tempo uma resposta às necessidades e expetativas dos consumidores.

A CONSULAI, enquanto o único parceiro Português, pretende realçar a realidade portuguesa no contexto Europeu. De facto, em Portugal, o setor agrícola é caracterizado como envelhecido, onde os agricultores têm pouco poder negocial, e com fraca adesão ao desenvolvimento sustentável de cadeias curtas de abastecimento.

É neste contexto o COCOREADO, garantindo um equilíbrio justo entre os vários setores da cadeia agroalimentar, pretende contribuir para um futuro justo e sustentável aos agricultores de toda a Europa.

Siga as redes sociais (twitter e LinkedIn) do projeto para se manter a par!

 

Outras Notícias

4 de Fevereiro, 2021Informações Projetos

INTAQT: A resposta às exigências do Consumidor

O INTAQT é um projeto apoiado pelo Horizonte 2020, que tem como objetivo avaliar a relação entre os sistemas de produção animal e a qualidade dos produtos que esses sistemas produzem, particularmente no setor avícola e de bovinicultura. Desde extensivo a superintensivo, o leque de opções para o modo de produção animal varia consoante as [...]

ler mais

18 de Maio, 2020

CONSULAI apoia uma terceira candidatura ao sistema de incentivos à inovação produtiva no contexto da COVID-19

O sistema de incentivos à inovação produtiva no contexto COVID-19 apoia empresas que pretendam estabelecer, reforçar ou reverter as suas capacidades de produção de bens e serviços destinados a combater a pandemia do COVID-19. O objetivo do aviso é suprir as necessidades da sociedade atual, redirecionando, ainda que de forma temporária, a atividade para essa [...]

ler mais