Comunicação sobre a Visão de Longo Prazo para as Zonas Rurais

A Comissão Europeia (CE) publicou, a tão esperada, Comunicação sobre a Visão de Longo Prazo para as Áreas Rurais até 2040.

Este documento identifica os desafios e preocupações que as zonas rurais enfrentam, e destaca algumas das oportunidades mais promissoras para estas regiões. Com base na previsão e diversas consultas aos cidadãos e a outros atores das áreas rurais, a Visão propõe um Pacto Rural e um Plano de Ação Rural, que visam tornar as áreas rurais mais fortes, interligadas, prósperas e resistentes, para promover o bem-estar para todos os que nela vivem.

O Pacto Rural mobilizará as Autoridades Públicas, e as partes interessadas para agir sobre as necessidades e aspirações dos habitantes das zonas rurais.

O Plano de Ação Rural da UE que o acompanha será articulado em torno de iniciativas emblemáticas relacionadas com: i) criação de um ecossistema de inovação; ii) promoção de ligações de transporte sustentáveis e digitalização; iii) apoio à diversificação económica.

Os resultados e conclusões do projeto H2020 SHERPA foram considerados e relatados à Comunicação, em particular, o Discussion Paper e Position Paper do SHERPA sobre a Visão de Longo Prazo para as Áreas Rurais, com contribuições de 20 plataformas Multi-Ator (MAPs), compostos por representantes da política-ciência-Sociedade.

A CONSULAI é parceira do projeto SHERPA e coordenou os trabalhos do MAP RURAL_PT, centrado na região Centro, e que contou com a participação de um valioso grupo de trabalho e de importantes contributos para esta discussão.

 

Outras Notícias

26 de Junho, 2019Mercado

A CONSULAI recebeu diploma de adesão ao “Compromisso de Pagamento Pontual”.

Foi com muito orgulho que a CONSULAI é membro do “Compromisso de Pagamento Pontual”, cujo sistema distingue as empresas que honram os compromissos com os fornecedores, potenciando desta forma, o desenvolvimento das empresas e a competitividade da nossa economia e promovendo uma nova cultura de pagamentos. [...]

ler mais

4 de Maio, 2021Informações Projetos

H2020 SHERPA – LINHA TEMPORAL PARA A PROGRAMAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA

O projeto H2020 – SHERPA, criou uma página no seu website oficial onde já é possível acompanhar as etapas-chave da programação da UE por país. Este acompanhamento é feito com base nas informações recolhidas pelos parceiros deste projeto. Em Portugal, é a CONSULAI que tem feito este acompanhamento. Consulte aqui: https://rural-interfaces.eu/resources-and-tools/timeline-for-eu-programming/ Basta clicar na bandeira [...]

ler mais