A CONSULAI e a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) organizam um evento que visa analisar o primeiro ano de implementação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), e identificar prioridades para os próximos anos. A sessão terá lugar no próximo dia 26 de fevereiro, no Auditório da EDIA, em Beja.
O ano de 2023 ficou marcado como o primeiro ano de implementação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC 2023-2027).
O período de candidaturas do ano passado, que decorreu entre março e agosto, foi marcado por diversos problemas, que dificultaram as candidaturas e que originaram diversas prorrogações do encerramento das mesmas.
No final, o Ministério da Agricultura e da Alimentação, anunciou que cerca de 184 mil agricultores se tinham candidatado ao Pedido Único 2023, o que correspondia a um montante de pagamento de cerca de 950 milhões de euros.
Após um ano de implementação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum, é altura de fazer um balanço e olhar para os próximos anos. É este o mote que leva à CONSULAI e à EDIA a promoverem o evento “PEPAC: Um Instrumento com Futuro?”.
A sessão terá lugar no próximo dia 26 de fevereiro, em Beja, e arrancará às 14:30. O discurso de abertura ficará a cargo de José Pedro Salema (EDIA).
A primeira parte da sessão será dedicada ao Pedido Único. Bruno Dimas (GPP) começará por apresentar as mudanças para 2024, seguindo-se uma mesa-redonda, que irá fazer um balanço do processo de candidaturas e pagamentos de 2023. A mesa-redonda será moderada por José Filipe Santos (EDIA), e contará com intervenções de Francisco Palma, da Associação de Agricultores do Baixo Alentejo, de Nuno Serra, da CONFAGRI e de Bruno Dimas, do GPP.
A segunda parte da sessão irá procurar identificar prioridades de investimento para os próximos anos de quadro comunitário. Pedro Santos (CONSULAI) irá moderar uma mesa-redonda, que contará com Pedro Lopes (OLIVUM), Tiago Costa (PORTUGAL NUTS), José Palha (ANPOC) e Nuno Faustino (ACPA).
Após um debate em plenário e encerrada a sessão, será servido um presunto de honra.
A sessão é gratuita, mas mediante inscrição. Inscreva-se aqui.
Programa:
14:30 – Receção dos Participantes
14:45 – Boas-Vindas
- José Pedro Salema (EDIA)
14:50 – Mudanças Pedido Único 2024
- Bruno Dimas (GPP)
15:10 – Mesa Redonda | Balanço da 1ª Campanha de Pedido Único
- Moderação: José Filipe Santos (EDIA)
- Francisco Palma (AABA)
- Nuno Serra (CONFAGRI)
- Bruno Dimas (GPP)
16:15 – Mesa Redonda | Prioridades de Investimento 2030
- Moderação: Pedro Santos (CONSULAI)
- Pedro Lopes (OLIVUM)
- Tiago Costa (PORTUGAL NUTS)
- José Palha (ANPOC)
- Nuno Faustino (ACPA)
17:15 – Perguntas e Respostas
17:45 – Encerramento e Presunto de Honra
A sessão é gratuita, mas mediante inscrição. Inscreva-se aqui.