CONSULAI participa na 5ª Reunião Ibérica de Pastagens e Forragens com os projetos Super-G, MIXED e G4AE

A CONSULAI esteve presente na 5ª Reunião Ibérica de Pastagens e Forragens, que decorreu nos passados dias 17 a 20 de abril, em Huelva, Espanha, e em Loulé, Portugal.

Pela quinta vez, as associações «irmãs» Sociedad Española de Pastos (SEP) e Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens (SPPF) organizaram a Reunião Ibérica de Pastagens e Forragens após as reuniões de 2010, 2000, 1989 e 1980. Depois de alguns anos em que poucos eventos científicos se realizaram, a participação na Reunião Ibérica de Pastagens e Forragens foi muito importante para os profissionais no setor das pastagens.

Este congresso científico contou com um programa bastante completo, com sessões presenciais com exposição e debate, juntamente com interessantes visitas técnicas e atividades culturais e sociais. Foi uma oportunidade única para conhecer a vanguarda da investigação ibérica nos diferentes campos relacionados com pastagens e forragens (botânica e ecologia, produção vegetal e animal, gestão de sistemas silvo pastoris, novas ferramentas, o futuro do sector, etc.).

Neste sentido, o tema escolhido para esta edição, «Pastagens e território – Estratégias para a soberania alimentar e resiliência das paisagens», reflete a atual relevância da gestão do pastoreio e da sua componente produtiva e a conservação de habitats, paisagens e espécies.

Neste encontro científico intenso e muito interessante, estiveram presentes os projetos europeus Super-G (com uma apresentação oral (Pastagens permanentes na Europa: análise de resultados do projeto SUPER-G) e um poster), Grazing4AgroEcology (com apresentação em poster), e MIXED (com apresentação em poster).

Saiba mais sobre o evento em: https://www.pastos2023.com/

Saiba mais sobre estes projetos em:

https://www.super-g.eu/ 

https://grazing4agroecology.eu/ 

https://mixed-project.eu/  

Pode rever alguns dos momentos nas fotografias abaixo:

Outras Notícias

14 de Dezembro, 2023

Gestão de Pastagens no Montado

No dia 10 de novembro de 2023, a CONSULAI, em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens (SPPF), organizou a sua primeira Expert Meeting e Farm Walk, no âmbito do projeto Grazing4AgroEcology (G4AE). O evento, que contou com o apoio da APORMOR e da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, reuniu especialistas do setor para [...]

ler mais

23 de Dezembro, 2024Avisos e Candidaturas

Portaria Disponível | Tipologias C.3.1.1 e C.3.1.2 | Investimentos na Bioeconomia

Já se encontra disponível a Portaria n.º 348/2024/1, de 20 de dezembro, que estabelece o regime de apoios das tipologias de Investimentos na Bioeconomia do PEPAC 23.27: C.3.1.1 | Investimento Produtivo na Bioeconomia ― Modernização C.3.1.2 | Investimento na Bioeconomia para Melhoria do Desempenho Ambiental Área Geográfica Abrangida: Portugal Continental Natureza dos Beneficiários: Pessoas singulares ou coletivas que [...]

ler mais