A Comissão Europeia apresentou recentemente o Livro Verde sobre o Envelhecimento, lançando um amplo debate político sobre os desafios e oportunidades do envelhecimento da sociedade europeia.
Está neste momento a decorrer uma consulta pública até dia 21 de abril, deste ano, para recolher opiniões do público em geral sobre o impacto desta tendência demográfica.
Embora o documento aborde o envelhecimento numa perspetiva de ciclo de vida, destaca as zonas rurais e remotas como algumas das mais afetadas por esta tendência. A população destas áreas enfrenta necessidades crescentes no que diz respeito a cuidados de saúde, mobilidade, educação, tecnologia e acesso a serviços básicos.
“O fato de vivermos mais tempo, vidas mais saudáveis do que as gerações anteriores, mostra o sucesso e a força do nosso mercado social e económico. Mas isto acarreta novos desafios, e oferece oportunidades que temos de considerar. Este Livro Verde irá lançar uma discussão sobre a exploração de todo o potencial de uma população em envelhecimento – os motores da inovação que apresenta, e as respostas políticas necessárias”- Dubravka Suika, Vice-Presidente para a Democracia e Demografia, Comissão Europeia
O Livro Verde sobre o Envelhecimento é o primeiro resultado do relatório da Comissão sobre o impacto das alterações demográficas. Lança um debate sobre as principais questões relacionadas com o envelhecimento na Europa e será acompanhado pela “Visão a Longo Prazo para as Zonas Rurais”. Esta última irá debruçar-se ainda, sobre a questão do despovoamento.
Saiba mais sobre o impacto da mudança demográfica na Europa.
Fonte original: https://rural-interfaces.eu/news-or-events/have-your-say-on-europes-ageing-society/