Dia de campo IDT SPIN | Apresentação do pulverizador inovador

O projeto SPIN – Solução de Pulverização de Precisão Inteligente (POCI-01-0247-FEDER-046997) é um projeto cofinanciado pelo COMPETE, que pretende desenvolver um pulverizador inovador para culturas arbóreo-arbustivas – o SPIN.

Liderado pela TOMIX, e com mais 5 parceiros, entre os quais a CONSULAI, o projeto iniciou em janeiro de 2021 e irá terminar em junho de 2023. Este projeto surgiu da necessidade de desenvolver uma solução completamente inovadora e disruptiva no setor dos pulverizadores para culturas arbóreo-arbustivas, tendo em conta a evolução do mercado mundial.

Após um ano e meio de trabalho desenvolvido nas várias componentes do pulverizador, chegou a altura de se apresentar o primeiro protótipo, com uma demonstração em campo, que decorreu no passado dia 02 de agosto, na ENFVN/INIAV, Alcobaça. Com mais de 155 participantes, o dia aberto foi dedicado às novas tecnologias na produção de Pomóideas, Robótica e Agricultura 4.0.

Para saber mais sobre o dia aberto, clique aqui

A tipologia inovadora deste equipamento (cujo protótipo será apresentado no dia de campo), conta com o contributo da TOMIX e dos restantes parceiros: conceção e introdução de tecnologia (com prototipagem a cargo principalmente do INESC TEC), testes laboratoriais na área dos estudos aerodinâmicos (a cargo essencialmente do INEGI) e validação em campo (a cargo essencialmente do INIAV, I.P. – validação primária – e da CAMPOTEC IN – validação de larga escala), complementados com o contributo da CONSULAI no desenvolvimento de um módulo na ferramenta de Business Intelligence (BI) para avaliação da redução dos efeitos secundários sobre ar, solo e pegada ecológica. Uma das preocupações centrais desta tarefa é, através desta ferramenta (BI), desenvolver um módulo de quantificação dos benefícios ambientais e económicos da solução SPIN. 

Saiba mais sobre o projeto e os seus objetivos em: https://www.idtspin.com/ 

Outras Notícias

4 de Julho, 2022Avisos e Candidaturas

Diversificação de atividades na exploração agrícola | Candidaturas abertas

Estão abertas as candidaturas à operação 10.2.1.3 – Diversificação de atividades na exploração agrícola, nos seguintes Grupos de Ação Local (GAL): São elegíveis investimentos com valor total ≥ 10.000€ e ≤ 200.000€. De entre os diversos critérios de elegibilidade dos beneficiários, destaca-se serem titulares de uma exploração agrícola e efetuarem o respetivo registo no Sistema [...]

ler mais

15 de Abril, 2019Eventos

“Fóruns de Modernização da Agricultura”

Esta iniciativa, organizada em parceria pelo Crédito Agrícola, o Portal Agronegócios, a Associação de Jovens Agricultores de Portugal (AJAP) e a empresa Agroinsider, conta com um ciclo de sessões ao longo dos próximos anos, que pretende debater os desafios do setor que se impõem à modernização da Agricultura e ainda, tem como objetivo a partilha [...]

ler mais