Dia de campo IDT SPIN | Apresentação do pulverizador inovador

O projeto SPIN – Solução de Pulverização de Precisão Inteligente (POCI-01-0247-FEDER-046997) é um projeto cofinanciado pelo COMPETE, que pretende desenvolver um pulverizador inovador para culturas arbóreo-arbustivas – o SPIN.

Liderado pela TOMIX, e com mais 5 parceiros, entre os quais a CONSULAI, o projeto iniciou em janeiro de 2021 e irá terminar em junho de 2023. Este projeto surgiu da necessidade de desenvolver uma solução completamente inovadora e disruptiva no setor dos pulverizadores para culturas arbóreo-arbustivas, tendo em conta a evolução do mercado mundial.

Após um ano e meio de trabalho desenvolvido nas várias componentes do pulverizador, chegou a altura de se apresentar o primeiro protótipo, com uma demonstração em campo, que decorreu no passado dia 02 de agosto, na ENFVN/INIAV, Alcobaça. Com mais de 155 participantes, o dia aberto foi dedicado às novas tecnologias na produção de Pomóideas, Robótica e Agricultura 4.0.

Para saber mais sobre o dia aberto, clique aqui

A tipologia inovadora deste equipamento (cujo protótipo será apresentado no dia de campo), conta com o contributo da TOMIX e dos restantes parceiros: conceção e introdução de tecnologia (com prototipagem a cargo principalmente do INESC TEC), testes laboratoriais na área dos estudos aerodinâmicos (a cargo essencialmente do INEGI) e validação em campo (a cargo essencialmente do INIAV, I.P. – validação primária – e da CAMPOTEC IN – validação de larga escala), complementados com o contributo da CONSULAI no desenvolvimento de um módulo na ferramenta de Business Intelligence (BI) para avaliação da redução dos efeitos secundários sobre ar, solo e pegada ecológica. Uma das preocupações centrais desta tarefa é, através desta ferramenta (BI), desenvolver um módulo de quantificação dos benefícios ambientais e económicos da solução SPIN. 

Saiba mais sobre o projeto e os seus objetivos em: https://www.idtspin.com/ 

Outras Notícias

24 de Maio, 2021Notícias Internas Projetos

IPMWORKS: O Hub de Viticultura em Portugal já está lançado!

Pretende-se com o projeto H2020 IPMWORKS promover a adoção de Estratégias de Proteção Integrada, com base numa rede de agricultores a nível da União Europeia, através da aprendizagem entre pares e de esforços conjuntos, sempre focado no equilíbrio entre a redução da dependência de pesticidas e o efetivo controlo de pragas e doenças. Desta forma, [...]

ler mais

20 de Julho, 2021Projetos

Comunicação sobre a Visão de Longo Prazo para as Zonas Rurais

A Comissão Europeia (CE) publicou, a tão esperada, Comunicação sobre a Visão de Longo Prazo para as Áreas Rurais até 2040. Este documento identifica os desafios e preocupações que as zonas rurais enfrentam, e destaca algumas das oportunidades mais promissoras para estas regiões. Com base na previsão e diversas consultas aos cidadãos e a outros [...]

ler mais