O projeto SPIN – Solução de Pulverização de Precisão Inteligente (POCI-01-0247-FEDER-046997) é um projeto cofinanciado pelo COMPETE, que pretende desenvolver um pulverizador inovador para culturas arbóreo-arbustivas – o SPIN.
Liderado pela TOMIX, e com mais 5 parceiros, entre os quais a CONSULAI, o projeto iniciou em janeiro de 2021 e irá terminar em junho de 2023. Este projeto surgiu da necessidade de desenvolver uma solução completamente inovadora e disruptiva no setor dos pulverizadores para culturas arbóreo-arbustivas, tendo em conta a evolução do mercado mundial.
Após um ano e meio de trabalho desenvolvido nas várias componentes do pulverizador, chegou a altura de se apresentar o primeiro protótipo, com uma demonstração em campo, que decorreu no passado dia 02 de agosto, na ENFVN/INIAV, Alcobaça. Com mais de 155 participantes, o dia aberto foi dedicado às novas tecnologias na produção de Pomóideas, Robótica e Agricultura 4.0.
Para saber mais sobre o dia aberto, clique aqui
A tipologia inovadora deste equipamento (cujo protótipo será apresentado no dia de campo), conta com o contributo da TOMIX e dos restantes parceiros: conceção e introdução de tecnologia (com prototipagem a cargo principalmente do INESC TEC), testes laboratoriais na área dos estudos aerodinâmicos (a cargo essencialmente do INEGI) e validação em campo (a cargo essencialmente do INIAV, I.P. – validação primária – e da CAMPOTEC IN – validação de larga escala), complementados com o contributo da CONSULAI no desenvolvimento de um módulo na ferramenta de Business Intelligence (BI) para avaliação da redução dos efeitos secundários sobre ar, solo e pegada ecológica. Uma das preocupações centrais desta tarefa é, através desta ferramenta (BI), desenvolver um módulo de quantificação dos benefícios ambientais e económicos da solução SPIN.
Saiba mais sobre o projeto e os seus objetivos em: https://www.idtspin.com/