Equipa da CONSULAI viajou até Caspe, para explorar novos modelos de produção

No passado mês de abril, parte da equipa de Estudos e Estratégia da CONSULAI, viajou até Caspe, na província de Saragoça, Espanha, com o intuito de explorar os novos modelos de produção de diversas culturas permanentes.

Acompanhada por António Poblador (El Vivero de Abel) e António Machado (Agromillora), a equipa da CONSULAI visitou explorações agrícolas de diversas culturas, nomeadamente, ensaios de olival, amendoal, pistácio e avelã, em copa e em sebe. No caso do amendoal, a equipa teve ainda oportunidade de visitar um pomar em sebe de sequeiro, uma prática pouco comum e inovadora a nível de eficiência e sustentabilidade.

Para a equipa, esta viagem revelou-se verdadeiramente enriquecedora, uma vez que permitiu a observação e debate de modelos até então desconhecidos, como a prática de cultivo de pistácio em sebe. Durante a visita, foram ainda apresentados avanços em modelos convencionais. Destacaram-se técnicas de rega deficitária, novas variedades de cultivo e sistemas de condução de amendoal e pistácio, que, a partir do segundo ano, utilizam apenas poda mecânica, entre outras práticas e estratégias inovadoras estudadas e adotadas nesta região de Espanha.

Posto isto, a equipa da CONSULAI expressa o seu agradecimento a António Machado pelo agradável acompanhamento nesta jornada de atualização e aprofundamento de conhecimento técnico, bem como a António Poblador, por partilhar generosamente o seu vasto conhecimento.

Estamos verdadeiramente gratos por esta oportunidade de aprendizagem e colaboração”, afirma a equipa de Estudos e Estratégia, da CONSULAI, que realizou a visita e teve a oportunidade de explorar novos modelos de produção.

explorar novos modelos de produção

Outras Notícias

14 de Junho, 2019Eventos

Cooperativa Pingo de Leite lança marca de queijo flamengo

A Cooperativa Pingo de Leite lança marca de queijo flamengo de qualidade superior na Feira Nacional da Agricultura, em Santarém. No âmbito da Feira Nacional da Agricultura 2019, a Cooperativa Pingo de Leite apresentou uma nova marca de Queijo Flamengo de qualidade superior.  No dia 12 de junho, quarta-feira, pelas 17h15 no stand da Cooperativa [...]

ler mais

17 de Abril, 2025Projetos

Junte-se à CONSULAI nas Cross Visits do OrganicAdviceNetwork!

O projeto OrganicAdviceNetwork,  financiado pela União Europeia, tem como principal missão reforçar e dinamizar a rede de técnicos de aconselhamento agrícola especializados em agricultura biológica por toda a Europa. A CONSULAI, enquanto parceira do consórcio, assume um papel central na liderança da comunicação do projeto, assegurando que os resultados do mesmo são amplamente divulgados. No [...]

ler mais