Esposende recebe Colóquio Nacional do Leite

Com o apoio da CONSULAI , a APROLEP (Associação dos Produtores de Leite de Portugal) em colaboração com a AJADP (Associação dos Jovens Agricultores do Distrito do Porto) organizou no próximo dia 29 de Novembro entre as 10h e as 18h, no Auditório do Hotel Axis Ofir (Esposende), o Colóquio Nacional do Leite 2019, com os seguintes temas: “Como valorizar a erva  na produção de leite?”, “Bem-estar Animal e a imagem da produção de leite”, “Criar vacas e produzir leite num ambiente sustentável” e “O desafio de comunicar agricultura”. 

São esperados cerca de 300 participantes. A inscrição é obrigatória e os lugares são limitados.

O primeiro tema, “Como valorizar a erva na produção de leite?” terá uma mesa redonda moderada pelo jornalista Nuno Marques da Revista “Ruminantes” e intervenção especial de César Resch Zafra, do Centro de Investigação Agrária de Mabegondo (Galiza), que em conjunto com outros especialistas nacionais (Carlos Solipa Neves e Joel Presa) e um jovem agricultor e prestador de serviços (José Maia) ajudará a afinar estratégias para melhorar a produção, colheita e conservação da erv - aquela que é atualmente uma segunda cultura complementar ao milho mas que podemos melhorar como fonte proteica capaz de reduzir as importações de proteaginosas para alimentação animal. 

O segundo tema, “Bem-estar Animal e a imagem da produção de leite”, será moderado por Carlos Neves, Vice-presidente da APROLEP e contará com intervenção do professor universitário Joaquim Cerqueira, de dois especialistas em bem-estar animal - os veterinários Isabel Santos e Luís Pinho - e ainda de Cristina Maia, zootécnica e membro do projeto “Leite é vida”. O objetivo é o de abordar os avanços científicos relativos ao bem-estar das vacas leiteiras, a sua implementação e certificação no terreno e as preocupações e perceções dos consumidores e sociedade envolvente sobre este tema.

O terceiro tema, “Criar vacas e produzir leite num ambiente sustentável”, contará com a moderação de Marisa Costa, Vice-presidente da APROLEP, com os contributos de Henrique Trindade e David Fangueiro - investigadores e professores universitários - para esclarecer como se pode cultivar os campos e produzir leite, criando vacas e reduzindo impactos ambientais, reduzindo a emissão de gases com efeito de estufa e integrando num ciclo natural onde seja possível o sequestro de carbono e a redução do uso de fertilizantes químicos.

No último tema: “O desafio de comunicar agricultura” contará com a moderação de Nélia Silva, da Comunicland e intervenção de João Villalobos, especialista em comunicação. Os ataques cruzados e sucessivos à agricultura e à pecuária, em particular à produção de leite e carne bovina, serão tópicos abordados neste último segmento.

Está confirmada a presença da Diretora Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Engª Carla Alves.

Para celebrar e demonstrar a qualidade dos produtos lácteos que resultam da transformação do bom leite português, haverá um pequeno-almoço e um lanche lácteo.

Outras Notícias

9 de Fevereiro, 2022Notícias Internas

Estágio IEFP | Área Research – Vem vestir a nossa camisola!

A CONSULAI está a recrutar um novo membro para a Área de Research, enquadrado num estágio profissional IEFP. Descrição da função Trabalhar na Área de Research da CONSULAI, com especial enfoque em investigação e análise de dados no setor agroalimentar. Gestão de informação agrícola através de ferramentas próprias – Excel, PowerBI, Sharepoint, entre outras – [...]

ler mais

18 de Março, 2022Eventos

Tecnoagro Ibéria – Conferência da Amêndoa | 22, 23 e 24 de março

A Tecnoagro Ibéria irá decorrer já nos próximos dias 22, 23 e 24 de março em Évora. A conferência da amêndoa, pretende ser um meio de partilha conhecimento que permita apoiar futuras decisões de investimento, melhorar a gestão das culturas no terreno e que permita apontar caminhos de desenvolvimento técnico, comercial e económico da fileira. [...]

ler mais