O GO Fruta Dragão organiza um Seminário, no dia 23 de junho, no Auditório Verde, Universidade do Algarve, no Campus de Gambelas, em Faro, pelas 14h30. O programa pode ser consultado aqui.
O GO Fruta Dragão tem como principal objetivo validar a capacidade produtiva da Pitaia Vermelha, de polpa vermelha e de polpa branca, tirando vantagem competitiva da região do Algarve pelas suas ótimas condições edafoclimáticas, que permitem obter produção ao longo de todo o ano com vista à satisfação do mercado nacional e internacional. Iniciado em 2018 e em execução até ao final de 2021, este projeto é liderado pela Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP) e conta com mais cinco parceiros: CONSULAI, Universidade do Algarve e as empresas Mil Plantas, Luís Sabbo – Frutas do Algarve e Desafio Tropical.
Na parte técnica, o estabelecimento de contactos com vários produtores de Pitaia que estão a cultivar a planta em diferentes condições edafoclimáticas e de cultivo permitiu fazer observações sobre essas plantas, de forma a relacionar o crescimento e a produção da planta com as condições de cultivo e práticas culturais. Por outro lado, procedeu-se à avaliação da fitopatologia da cultura, em todas as saídas de campo, onde foram recolhidas amostras de plantas com sintomas de algum tipo de patologia, para observação em laboratório e diagnóstico. Em laboratório foram isolados os fungos associados à patologia.