Grupo Operacional Oleocolza em destaque no programa da RTP “Faça Chuva Faça Sol”

No passado dia 30 de junho, o tema do programa “Faça Chuva Faça Sol” foi dedicado à produção de Colza. O programa “Faça Chuva Faça Sol” é uma rúbrica semanal no canal RTP2 sobre a agricultura e a floresta em Portugal. Tem como objetivo revolucionar a forma como se olha para a agricultura e floresta em Portugal, demonstrando crescimento, criação de valor e alternativas sustentáveis.

Nos últimos anos, houve várias tentativas de introduzir esta cultura em Portugal. No entanto, só em 2015, devido a um novo impulso por parte da SOVENA e alguns agricultores, é que foi bem-sucedido. Foi então criado o GO Oleocolza com o objetivo de avaliar o impacto de diferentes variedades na capacidade produtiva da colza no Alentejo e Região do Ribatejo.

Nesta rúbrica, contando com a participação de vários parceiros deste Grupo Operacional, foi destacada a importância da colza enquanto cultura de rotação devido às características específicas que apresenta como o tipo de raiz, que ajuda a melhorar a estrutura do solo, e os vários usos que pode ter para a indústria, particularmente como biocombustível. Estes são elementos que o GO Oleocolza pretende explorar e dinamizar, junto de toda a cadeia de valor da colza.

Pode assistir ao episódio completo em RTP PLAY.

 

Os parceiros do GO Oleocolza:

Outras Notícias

13 de Janeiro, 2021Informações Projetos

PRORROGAÇÃO: ABERTURA DE CANDIDATURAS ÀS OPERAÇÕES DE APOIO AOS JOVENS AGRICULTORES

Foi prorrogado o prazo para submissão de candidaturas às seguintes operações: Operação 3.1.1 – Jovens agricultores Operação 3.1.2 – Investimento de Jovens Agricultores na exploração agrícola + Jovens Agricultores O período de apresentação de candidaturas termina no dia 05 de Fevereiro de 2021, às 17h00. No presente anúncio, a área geográfica elegível para instalação de Jovens [...]

ler mais

1 de Junho, 2019Mercado

O “ecossistema” da Califórnia – Artigo de Opinião

O diretor-geral da CONSULAI, Pedro Santos, esteve recentemente na Califórnia, integrado numa missão de agricultores da região do Alqueva promovida pela Magos Irrigation Systems em parceria com a CONSULAI e com o apoio da EDIA, onde teve a oportunidade de conhecer melhor a realidade agrícola Californiana. Veja o artigo de opinião completo do nosso diretor-geral [...]

ler mais