InnoVar – Testes varietais de nova geração para melhorar a produção nas explorações agrícolas Europeias

O projeto InnoVar, um projeto enquadrado no programa Horizonte 2020 pretende aumentar e melhorar, a nível europeu, a eficácia e a precisão dos testes varietais, de modo a facilitar a tomada de decisão, utilizando uma abordagem integrada que inclui genómica, fenotipagem e machine learning.

Deste modo, foram planeados ensaios em 18 localizações distribuídos por 11 países, englobando ensaios de VCU (Valor para Cultivo), de seca, trigo duro orgânico e DUS (Distinção, Uniformidade e Estabilidade). Estes locais de ensaio foram divididos em 5 zonas agroclimáticas: Continental, Panónica, Mediterrânica, Marítima Sul, e Marítima Norte.

Mais de 250 variedades de trigo mole, e mais de 250 variedades de trigo duro foram selecionadas pelos gestores dos ensaios para aqui serem cultivadas. A distribuição de sementes foi concluída para a sementeira do Outono de 2020, com os primeiros resultados a serem registados nesta primavera de 2021.

Em Itália, em março de 2021, houve algumas dificuldades relacionadas com a capacidade de germinação das sementes e a acumulação de água nalgumas parcelas, com consequências graves no crescimento e desenvolvimento destas plantas.

A maioria das variedades provenientes de outras zonas agroclimáticas continuam a crescer bem, tanto em ensaios VCU como DUS, embora certas variedades tenham apresentado uma taxa baixa de germinação das sementes, apresentando efeitos negativos na fase de emergência.

Atualmente, de acordo com a Dra. Kate Storer (Investigadora sénior na ADAS) “Ainda não existem diferenças claras entre as variedades, mas estamos a acompanhar as parcelas para que possamos reportarse as diferenças começarem a aparecer.”

Para acompanhar os resultados do projeto e ficar a par de todas as novidades, siga as redes socias (Twitter, Facebook e LinkedIn) e informe-se junto do site do InnoVar em: https://www.h2020innovar.eu/

Outras Notícias

11 de Março, 2020Eventos

Organização e patrocinadores da tecnoagro ibéria fizeram doação ao Banco Alimentar de Évora

A organização e patrocinadores da Tecnoagro Ibéria, em virtude do adiamento da Conferência da Amêndoa, agendada para 11 e 12 de Março em Évora, decidiu doar todos os alimentos já adquiridos para a atividade do dia de campo previsto, ao Banco Alimentar de Évora. Apesar deste evento de excelência ter sido capaz de reunir algumas [...]

ler mais

12 de Fevereiro, 2020Projetos

O projeto H2020 SUWANU EUROPE celebrou o seu primeiro ano

A reunião geral do projeto decorreu nos dia 24 e 25 de janeiro, em Roma. O objetivo destes projetos de reutilização da água é promover o efectivo intercâmbio de conhecimentos, experiências e habilidades entre os profissionais e atores relevantes da reutilização da água na agricultura, para que as soluções tecnológicas e organizacionais diretas aplicáveis ​​sejam [...]

ler mais