IPMWORKS: Já está lançada a nova plataforma on-line para partilha de conhecimentos sobre a Proteção Integrada de Pragas (IPM)

Face ao aumento da resistência aos produtos fitofarmacêuticos e à necessidade de reduzir a utilização de fitofármacos, a mudança na produção agrícola e nos métodos de proteção das culturas é um grande desafio na Europa. Os agricultores e os seus consultores procuram novas formas de melhorar a proteção das culturas através de abordagens holísticas de proteção integrada de pragas (IPM). Uma nova Plataforma on-line de Recursos IPM visa tornar mais simples o acesso a recursos digitais que apoiam este avanço.

IPMWORKS RESOURCE TOOLBOX

A Plataforma é uma biblioteca on-line e interativa de recursos de IPM, concebida para agricultores e consultores. Os tópicos e os recursos desta Plataforma incluem práticas agronómicas alternativas, sistemas de apoio à decisão, estudos de caso, análises económicas, guias de formação, e ligações a iniciativas passadas e atuais de IPM. Desenvolvida como parte do projeto da UE IPMWORKS (financiado pelo programa Horizonte 2020 nº 101000339), a plataforma é construída sobre um sistema de gestão de conteúdos de fonte aberta, que será amplamente expandida para integrar recursos de quaisquer iniciativas IPM.

A Plataforma foi concebida com base no feedback dos agricultores, consultores e outros interessados de toda a Europa, e está disponível em várias línguas. Pode saber mais sobre a conceção da Plataforma, clique aqui.

LIGAÇÃO COM INICIATIAVAS IPM

A Plataforma é efetivamente um motor de busca. Permite aos utilizadores descobrir recursos IPM relevantes desenvolvidos por toda a Europa, incluindo a Plataforma IPM Decisions (financiado pelo programa Horizonte 2020 nº 817617), a Plataforma SmartProtect (financiado pelo programa Horizonte 2020 nº 862563), e Organic Eprints. Isto significa que à medida que novos recursos serão desenvolvidos e adicionados a bases de dados externas, ficarão também acessíveis através desta Plataforma.

ONDE ENCONTRAR A PLATAFORMA

Para experimentar a Plataforma IPM (versão em PT), visite o link: https://www.ipmworks.net/toolbox/

Para saber mais sobre o projeto IPMWORKS, visite o site https://ipmworks.net/

IPMWORKS é uma rede de explorações agrícolas em toda a Europa, apoiada pelo programa H2020. As demonstrações em campo baseiam-se em “histórias de sucesso” de agricultores que implementam todas as componentes da Proteção Integrada (IPM), que está no centro da Diretiva de Utilização Sustentável.

O IPM inclui uma utilização mais forte de processos baseados na ecologia, maior diversidade e mais biodiversidade, eventualmente combinada com tecnologias inovadoras (robótica, agricultura de precisão, sistemas de apoio à decisão e biocontrolo). Os agricultores da rede estão a trabalhar em conjunto em pequenos grupos coordenados por consultores (os chamados “hub coahes”) para aprenderem ainda mais sobre a adoção de Proteção Integrada holística. São recolhidos dados quantitativos para apoiar a demonstração de que o “IPM funciona efetivamente”, ou seja, é eficiente e rentável, e não prejudica o desempenho da produção.

O projeto IPMWORKS recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia ao abrigo do acordo de subvenção n.º 101000339.

Outras Notícias

14 de Maio, 2021Eventos Notícias Internas Projetos

Série de Webinars: Pastagens permanentes na Europa – Políticas, serviços e gestão

O projeto SUPER-G acolhe em junho uma série de Webinars de acesso aberto, para apresentar alguns resultados do projeto e contribuir para a discussão em torno da elaboração de políticas sobre pastagens permanentes sustentáveis. Sob o tema: Pastagens Permanentes na Europa – políticas, serviços e gestão, pretende envolver decisores políticos, representantes de agricultores, investigadores e [...]

ler mais

29 de Outubro, 2019Projetos

SHERPA

Foi lançado um novo projeto da União Europeia que pretende contribuir para a formulação de políticas e investigações futuras nas áreas rurais. A CONSULAI é parceira deste projeto. Um dos mais ambiciosos projetos de participação pública financiados pela Comissão Europeia começou no dia 22 de outubro do presente ano. “Sustainable Hub to Engage into Rural [...]

ler mais