IPMWORKS: O Hub de Viticultura em Portugal já está lançado!

Pretende-se com o projeto H2020 IPMWORKS promover a adoção de Estratégias de Proteção Integrada, com base numa rede de agricultores a nível da União Europeia, através da aprendizagem entre pares e de esforços conjuntos, sempre focado no equilíbrio entre a redução da dependência de pesticidas e o efetivo controlo de pragas e doenças. Desta forma, é possível reduzir os custos envolvidos no processo produtivo, assegurando simultaneamente a rentabilidade da produção.

A rede IPMWORKS assenta em cinco setores agrícolas (Culturas Arvenses, Viticultura, Fruticultura, Horticultura ao ar livre e Horticultura em estufa), em modo de produção convencional e biológico, e conta com 22 centros de demonstração (Hubs) de estratégias de proteção integrada. Cada Hub é específico de um determinado setor e região, e é constituído por 10 a 15 explorações agrícolas.

Em Portugal, a CONSULAI está envolvida no processo de criação de dois Hubs de demonstração, um na área da Viticultura e outro ligado à Horticultura ao ar livre. O Hub da Viticultura conta, atualmente, com um total de 13 explorações, e o Hub de Horticultura ao ar livre ainda está em fase de criação, contando já com 10 intenções de colaboração.

No passado dia 21 de abril realizou-se o 1º Encontro Nacional do Hub de Viticultura. Esta reunião contou com um total de 15 participantes, incluindo a maior parte das explorações pertencentes ao Hub. Um dos objetivos desta reunião era identificar as dificuldades que os produtores têm sentido na adoção de sistemas de produção integrada, e que poderão ir ao encontro do objetivo da redução do uso de pesticidas, entre as quais se destacam: i) redução da aplicação de herbicidas na linha; ii) controlo de algumas pragas e doenças (ex.: cicadela, ácaros, escaldão da vinha, entre outros); iii) efeitos das alterações climáticas; iv) restrições de utilização legais a alguns dos princípios ativos; v) dependência de fatores de produção; vi) apoio à tomada de decisão; vii) ausência de partilha de informação e troca de conhecimento; viii) formação/capacitação contínua dos operadores.

O outro objetivo era identificar boas práticas de produção integrada que são já aplicadas, para ir ao encontro da redução do uso de pesticidas, tais como: i) enrelvamentos; ii) visão holística do sistema; iii) criação de bancos de habitats junto às linhas de água e outras estruturas ecológicas para fomento de auxiliares; iv) monitorização precoce, por parte dos operadores, de potenciais problemas na vinha; v) controlo mecânico de infestantes; vi) revisão dos atomizadores; vii) recuperadores de calda; viii) gestão do solo e da água.

Esta reunião conseguiu cumprir com os objetivos definidos, principalmente porque se gerou uma sessão participativa e dinâmica de troca de conhecimento e experiências.

Como resultado desta reunião, a CONSULAI está a organizar o 1º Evento de demonstração no campo deste mesmo Hub, que terá lugar na exploração do membro FITA PRETA.

Para saber mais sobre estas redes de demonstração e sobre o projeto, pode consultar o site em: https://ipmworks.net/

Para acompanhar as últimas novidades do projeto H2020 IPMWORKS, siga as redes sociais (Twitter e LinkedIn)!

Outras Notícias

27 de Abril, 2019Eventos

OVIBEJA 2019 – Debate de ideias

A CONSULAI em parceria com o TREVO organizaram um debate de ideias no seu stand da OVIBEJA. O debate de ideias relativo à imagem da agricultura na sociedade, ocorreu no dia 26 de abril de 2019, no stand da CONSULAI e do TREVO na OVIBEJA. O debate contou com a presença de representantes de alguns [...]

ler mais

22 de Dezembro, 2020Informações

Campanha AGRI.DOAR 2020

Este ano, a campanha AGRI.DOAR irá apoiar o projeto LAR, a instituição mais votada (com 39% dos votos). O LAR é um projeto que visa criar soluções para famílias de migrantes, garantindo trabalho, formação e casa. Esta segunda edição da campanha reuniu 23 entidades do setor agrícola e angariou 25.350€ que serão doados à instituição [...]

ler mais