Nova rede de embaixadores pan-europeus para revolucionar os sistemas alimentares!

Estão abertas as candidaturas para fazer parte da nova rede de embaixadores pan-europeus para revolucionar os sistemas alimentares!

No dia 14 de setembro de 2021, o projeto H2020 – COCOREADO – celebrou o lançamento de candidaturas para uma rede pan-europeia de embaixadores. Esta será constituída por indivíduos apaixonados pela área da alimentação e pela agricultura, que tenham a ambição de participar num projeto que pretende reequilibrar a cadeia de abastecimento alimentar e de restabelecer a ligação entre agricultores e consumidores na Europa. Para fazer parte desta rede é necessário ser selecionado como um dos 40 embaixadores do COCOREADO, podendo posteriormente participar no programa de formações que o projeto irá disponibilizar. Este programa irá ajudar o embaixador a promover mudanças sustentáveis nos sistemas alimentares.

As pessoas são apaixonadas pela alimentação e agricultura têm um papel fundamental a desempenhar na criação e promoção de inovações sociais nas zonas rurais, e consequente, na mudança dos sistemas alimentares: proporcionando às empresas e comunidades rurais a oportunidade de cocriar inovações. No projeto COCOREADO, estes ativistas são designados de embaixadores.

Durante um período de dois anos e meio, o COCOREADO irá apoiar os embaixadores nas suas tentativas de promover cadeias de abastecimento alimentar inovadoras e sustentáveis através de várias formações (presenciais) de 3 dias e de reuniões online. Desta forma, os embaixadores vão obter os conhecimentos, competências e confiança necessários para fornecer informação objetiva a outros representantes de comunidades locais (iniciativas, empresas, ONG…), que estejam interessados e/ou envolvidos em cadeias de abastecimento alimentar inovadoras.  Além disso, o projeto irá também fornecer aos embaixadores ferramentas para refletir e avaliar criticamente as práticas alimentares existentes e cocriar novas iniciativas. Os embaixadores terão, assim, acesso a diferentes redes de organizações e peritos, bem como a financiamento (para as Iniciativas Semente) para implementar as visões que foram criadas a partir de iniciativas destes novos sistemas alimentares.

SELECÇÃO DE INICIATIVAS SEMENTES

Ao longo do projeto, os embaixadores desenvolverão, juntamente com os parceiros do projeto, iniciativas que juntem as boas práticas recolhidas e o apoio de um vasto leque de peritos europeus. Destas iniciativas os embaixadores irão selecionar cinco, as quais serão totalmente financiadas com cerca de 10.000 euros por iniciativa, transformando-se numa forma prática de o projeto implementar uma verdadeira mudança.

Para ler mais sobre o projeto e as candidaturas para embaixador, visite o website do COCOREADO.

Para se manter a par das novidades do projeto sigas as redes sociais – Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn!

Outras Notícias

24 de Outubro, 2019Eventos

Stress térmico em vacas leiteiras – Workshop

No dia 28 de novembro, irá decorrer no Salão Nobre do Instituto Superior de Agronomia (ISA), um workshop sobre o “Stress térmico em vacas leiteiras”. O evento começa pelas 10h e termina às 16h. Este foi um evento organizado pelo ISA/ULisboa (André Almeida, David Fangueiro e Paula Alvarenga) em parceria com a Milkpoint (Ana Fernandes). [...]

ler mais

21 de Outubro, 2019

A LVR de trigo mole já está disponível

O documento com a Lista de Variedades Recomendadas de Trigo mole já está disponível. Este documento, tem como objetivo classificar as variedades de trigo mais adequadas aos interesses da indústria e da produção nacional, resultando de um trabalho conjunto da produção agrícola nacional, investigação e indústria. [...]

ler mais