O GRAZING 4 AGROECOLOGY (G4AE) arrancou, com o objetivo de inverter o declínio do pastoreio na Europa

Arrancou em setembro de 2022 o novo projeto europeu GRAZING 4 AGROECOLOGY (G4AE) – uma nova iniciativa pan-europeia destinada a inverter o declínio do pastoreio na Europa.

Financiando pela EU, no programa Horizonte Europa, e coordenado pelo Grünlandzentrum, Alemanha, o projeto G4AE terá uma duração de 3 anos e meio (Setembro 2022 – Fevereiro 2026). O consórcio inclui 18 parceiros de oito estados-membros da UE (Alemanha, França, Irlanda, Itália, Países Baixos, Portugal, Roménia e Suécia) para representar diferentes condições pedoclimáticas na Europa e uma vasta gama de práticas de pastoreio. A rede baseia-se numa abordagem multi-ator tendo no centro agricultores e grupos de agricultores representativos que trabalham em conjunto com investigação aplicada, aconselhamento/consultoria e indústria.

A CONSULAI, um dos parceiros portugueses, tem como principal tarefa a coordenação dos grupos de jovens agricultores que serão criados nos vários países e que terão reuniões bianuais. Estes grupos vão interagir de forma direta com o projeto e discutir os resultados do mesmo, para assegurar que estes são úteis para os jovens agricultores. Participará também ativamente na criação de um inventário das práticas utilizadas nas explorações agrícolas para promover o pastoreio para agroecologia, através da criação de uma network em Portugal. Os agentes facilitadores promoverão ainda a criação de uma lista das necessidades e expectativas dos agricultores nacionais, que será utilizada para orientar a aprendizagem e a troca de conhecimento. Outro objetivo é o reforço do pastoreio nacional e dos AKIS transfronteiriços, ligando-os a um AKIS internacional de pastoreio. A CONSULAI tem ainda um papel fundamental na comunicação e divulgação do projeto e dos seus resultados, através da gestão das redes sociais e desenvolvimento de materiais.

O MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora, também parceiro nacional do projeto, tem como tarefa principal no âmbito deste projeto a criação e disponibilização de um reservatório de conhecimento digital, integrado com as principais plataformas de referência ao nível Europeu, sobre boas e inovadoras práticas em sistemas de pastoreio.

O GRAZING 4 AGROECOLOGY (G4AE) trará mais novidades em breve!

GRAZING 4 AGROECOLOGY

Outras Notícias

18 de Dezembro, 2025Responsabilidade Social

AGRI.DOAR 2025: A Maior Campanha Solidária, do Setor Agrícola, Alimentar e Florestal, Volta a Fazer História!

Encerrámos com sucesso a 7.ª edição da AGRI.DOAR, a maior campanha de Natal do setor agrícola, alimentar e florestal. Este ano, 54 parceiros associaram-se a esta causa, permitindo angariar 32.500€ para apoiar a Fundação Luiza Andaluz – uma instituição centenária dedicada à promoção do desenvolvimento integral de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade – [...]

ler mais

13 de Janeiro, 2021Notícias Internas Projetos

PRORROGAÇÃO: ABERTURA DE CANDIDATURAS ÀS OPERAÇÕES DE APOIO AOS JOVENS AGRICULTORES

Foi prorrogado o prazo para submissão de candidaturas às seguintes operações: Operação 3.1.1 – Jovens agricultores Operação 3.1.2 – Investimento de Jovens Agricultores na exploração agrícola + Jovens Agricultores O período de apresentação de candidaturas termina no dia 05 de Fevereiro de 2021, às 17h00. No presente anúncio, a área geográfica elegível para instalação de Jovens [...]

ler mais