O GRAZING 4 AGROECOLOGY (G4AE) arrancou, com o objetivo de inverter o declínio do pastoreio na Europa

Arrancou em setembro de 2022 o novo projeto europeu GRAZING 4 AGROECOLOGY (G4AE) – uma nova iniciativa pan-europeia destinada a inverter o declínio do pastoreio na Europa.

Financiando pela EU, no programa Horizonte Europa, e coordenado pelo Grünlandzentrum, Alemanha, o projeto G4AE terá uma duração de 3 anos e meio (Setembro 2022 – Fevereiro 2026). O consórcio inclui 18 parceiros de oito estados-membros da UE (Alemanha, França, Irlanda, Itália, Países Baixos, Portugal, Roménia e Suécia) para representar diferentes condições pedoclimáticas na Europa e uma vasta gama de práticas de pastoreio. A rede baseia-se numa abordagem multi-ator tendo no centro agricultores e grupos de agricultores representativos que trabalham em conjunto com investigação aplicada, aconselhamento/consultoria e indústria.

A CONSULAI, um dos parceiros portugueses, tem como principal tarefa a coordenação dos grupos de jovens agricultores que serão criados nos vários países e que terão reuniões bianuais. Estes grupos vão interagir de forma direta com o projeto e discutir os resultados do mesmo, para assegurar que estes são úteis para os jovens agricultores. Participará também ativamente na criação de um inventário das práticas utilizadas nas explorações agrícolas para promover o pastoreio para agroecologia, através da criação de uma network em Portugal. Os agentes facilitadores promoverão ainda a criação de uma lista das necessidades e expectativas dos agricultores nacionais, que será utilizada para orientar a aprendizagem e a troca de conhecimento. Outro objetivo é o reforço do pastoreio nacional e dos AKIS transfronteiriços, ligando-os a um AKIS internacional de pastoreio. A CONSULAI tem ainda um papel fundamental na comunicação e divulgação do projeto e dos seus resultados, através da gestão das redes sociais e desenvolvimento de materiais.

O MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora, também parceiro nacional do projeto, tem como tarefa principal no âmbito deste projeto a criação e disponibilização de um reservatório de conhecimento digital, integrado com as principais plataformas de referência ao nível Europeu, sobre boas e inovadoras práticas em sistemas de pastoreio.

O GRAZING 4 AGROECOLOGY (G4AE) trará mais novidades em breve!

GRAZING 4 AGROECOLOGY

Outras Notícias

17 de Fevereiro, 2022Notícias Internas

CONSULAI recebe diploma de adesão ao Compromisso de Pagamento Pontual

É com enorme orgulho que a CONSULAI se tornou, pela segunda vez consecutiva membro do “Compromisso de Pagamento Pontual”.  O “Compromisso de Pagamento Pontual” surgiu da necessidade de combater o incumprimento dos compromissos financeiros assumidos com fornecedores. Segundo dados recentes, da informaDB, 84% das empresas em Portugal não cumpre os prazos de pagamento a fornecedores, [...]

ler mais

28 de Novembro, 2019

Produção de leite ecológica, amiga do clima e com bem-estar animal

Cerca de 400 agricultores, investigadores e técnicos do setor leiteiro são esperados amanhã, 29 de Novembro, em Esposende, para a edição 2020 do Colóquio Nacional do Leite, organizado pela APROLEP, Associação dos Produtores de Leite de Portugal, em colaboração com a AJADP, Associação dos Jovens Agricultores do Distrito do Porto, com o apoio da Caixa [...]

ler mais