A OLIVUM, em parceria com a CONSULAI e a JUAN VILAR CONSULTORES ESTRATÉGICOS, apresentou o estudo “Olivicultura: o Motor da (R)Evolução Agrícola Nacional“.
Este estudo evidencia o crescimento e a importância da olivicultura em Portugal, especialmente no Alentejo, consolidando-a como um dos setores mais dinâmicos e inovadores da agricultura nacional. A modernização dos olivais e lagares em Portugal, em particular na região do Alqueva, que beneficia de recursos hídricos abundantes e condições climáticas ideais, permitiu que o país se tornasse líder na produção de azeite de alta qualidade, a nível internacional. O estudo aborda a evolução da olivicultura no mundo, com especial foco em Portugal e nos principais países produtores de azeite, sendo apresentados dados que comprovam como o setor se tornou um motor essencial para a evolução agrícola no país.
A CONSULAI destaca o significativo impacto económico e o compromisso com a sustentabilidade, ilustrado pelo Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo (PSAA), lançado em 2022 em parceria com a Universidade de Évora. Este programa visa promover e reconhecer práticas agrícolas sustentáveis que minimizem o impacto ambiental e assegurem a resiliência do setor a longo prazo. O Alentejo destaca-se ainda por ser pioneiro na adoção do referencial internacional “FSA – Farm Sustainability Assessment“, com um produtor que alcançou a classificação FSA Silver para todas as suas herdades, um marco importante para a olivicultura mundial. Este referencial, avalia, de forma criteriosa, as vertentes ambiental, social e económica da atividade agrícola.
Em 2022, o setor do azeite contribuiu com 515,7 milhões de euros na balança comercial agroalimentar, em Portugal. Um sucesso marcado pelo seu desempenho exportador: em 20 anos, as exportações de azeite aumentaram 12 vezes em volume e 18 vezes em valor!
A CONSULAI acredita que a olivicultura portuguesa está na vanguarda de uma revolução agrícola, combinando inovação e sustentabilidade para garantir o futuro do setor e posicionar Portugal como um líder global na produção de azeite.
Consulte o estudo completo aqui