Programa Alqueva Sustentável – Evento de Lançamento

O Programa Alqueva Sustentável, desenvolvido pela EDIA (Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva) com o apoio da CONSULAI, será formalmente apresentado, no próximo dia 23 de maio, das 14h30 às 17h45, em Beja.

O Programa Alqueva Sustentável, desenvolvido pela EDIA (Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva) com o apoio da CONSULAI, é uma iniciativa que visa promover a sustentabilidade na região de Alqueva. Este programa engloba um referencial de sustentabilidade, direcionado para as explorações agrícolas, e visa passar para os agricultores uma pontuação do desempenho do seu negócio nos eixos ambiental, social e económico.

Com o Programa Alqueva Sustentável é pretendido que os agricultores consigam identificar eixos de melhoria para uma produção mais sustentável, através de um relatório dinâmico que permite a comparação com explorações agrícolas equivalentes na região, mas também através de indicações concretas para práticas mais sustentáveis.

O Programa Alqueva Sustentável será oficialmente lançado num evento que se realiza no próximo dia 23 de maio, das 14h30 às 17h45, na EDIA, em Beja.

A sessão de abertura será conduzida pela Ministra da Agricultura e Alimentação, Mª do Céu Antunes. De seguida, será feito um enquadramento social, económico e ambiental da região, por José Pedro Salema, CEO da EDIA, e Pedro Santos, Diretor Geral da CONSULAI. Depois de traçado o contexto será então apresentado o referencial de sustentabilidade, por José Costa Gomes, da EDIA, e Pompeu Pais Dias, da CONSULAI.

De seguida, serão explorados dois temas prementes dentro do contexto do programa. Nuno Oliveira, da Natural Business Intelligence (NBI), fará uma apresentação sobre a economia natural como fator de desenvolvimento territorial sustentável, e José Filipe Santos (EDIA) terá o papel de moderador numa mesa-redonda sobre a sustentabilidade na produção agrícola, que contará com os contributos de Vasco Cortes Martins (Nutrifarms), Clara Moura Guedes (Monte do Pasto), Bernardo Albino (ANPOC), Patrícia Cotrim (Nogam) e Pedro Baptista (FEA).

Consulte o programa, aqui.

As inscrições são gratuitas mas de cariz obrigatório, e pode fazê-las aqui.

Outras Notícias

28 de Setembro, 2021Notícias Internas Projetos

Nova rede de embaixadores pan-europeus para revolucionar os sistemas alimentares!

Estão abertas as candidaturas para fazer parte da nova rede de embaixadores pan-europeus para revolucionar os sistemas alimentares! No dia 14 de setembro de 2021, o projeto H2020 – COCOREADO – celebrou o lançamento de candidaturas para uma rede pan-europeia de embaixadores. Esta será constituída por indivíduos apaixonados pela área da alimentação e pela agricultura, [...]

ler mais

30 de Dezembro, 2019

F2F Meeting – SmartAgriHubs

A F2F meeting foi um evento organizado pelo projeto H2020 SmartAgriHubs – que junta 146 parceiros do setor agro-alimentar europeu e que tem como principal objetivo promover a digitalização da agricultura europeia. O evento ocorreu nos dias 9 e 10 de dezembro e foi organizado pela Schuttelaar & Partners líder do WP1 e responsável pela [...]

ler mais