Projeto AdvisoryNetPEST – A melhoria dos serviços de aconselhamento agrícola na Europa para reduzir a utilização e o risco de pesticidas

O AdvisoryNetPEST é um projeto financiado pelo programa Horizonte Europa, o primeiro a ser coordenado pela CONSULAI e que teve início a 1 de janeiro de 2024. Durante os próximos cinco anos, o projeto visa melhorar os serviços de aconselhamento da UE e promover a partilha de conhecimentos para reduzir a utilização e o risco de pesticidas em todos os Estados-Membros da UE, oferecendo aos consultores e agricultores ferramentas e recursos de última geração para otimizar a proteção das culturas.

Impulsionado pelos objetivos de desenvolver uma rede robusta de consultores, identificar novas abordagens e facilitar o intercâmbio de conhecimentos, o AdvisoryNetPEST está preparado para implementar um quadro abrangente de soluções de capacitação de consultores e agricultores com as ferramentas e conhecimentos necessários para adotar as alternativas sustentáveis para a proteção das culturas.

Fevereiro de 2024 foi um marco significativo para o AdvisoryNetPEST, uma vez que a equipa do projeto participou ativamente no Seminário da Rede PAC da UE realizado em Viena. Esta plataforma reuniu um conjunto diversificado de partes interessadas do setor agrícola, que discutiram as competências e a aprendizagem ao longo da vida dos prestadores de serviços de consultoria e formação. O seminário constituiu uma excelente oportunidade para apresentar os objetivos do projeto e o impacto esperado, bem como para interagir com as partes interessadas de toda a Europa.

Após a reunião em Viena, a equipa do projeto continuou a sua viagem até Madrid, em abril de 2024, para a Assembleia Geral do Sistema de Conhecimento e Inovação Agrícola (AKIS). Este evento proporcionou uma plataforma para a equipa do AdvisoryNetPEST apresentar o seu trabalho a um público mais vasto e receber feedback. A Assembleia Geral do AKIS também ofereceu a oportunidade de explorar potenciais parcerias e sinergias com outras iniciativas no setor agrícola. Através da participação neste evento, o projeto AdvisoryNetPEST conseguiu reforçar o seu impacto e expandir o seu alcance em toda a Europa.

Olhando para o futuro, o projeto AdvisoryNetPEST está empenhado em manter um diálogo aberto e em promover a colaboração com um leque diversificado de partes interessadas. Ao aproveitar o conhecimento e a experiência coletiva dos seus parceiros, o projeto visa impulsionar mudanças significativas no setor agrícola, promovendo práticas sustentáveis de gestão de pragas.

Em resumo, o projeto AdvisoryNetPEST está preparado para melhorar os serviços europeus de aconselhamento agrícola, fornecendo soluções inovadoras para reduzir a utilização e o risco dos pesticidas, promovendo parcerias fortes com entidades europeias e nacionais.

Assista ao vídeo de arranque do projeto aqui.

AdvisoryNetPEST Project

Outras Notícias

4 de Julho, 2022Avisos e Candidaturas

Pequenos investimentos na transformação e comercialização de produtos agrícolas | Candidaturas abertas

Estão abertas as candidaturas à Operação 10.2.1.2 – Pequenos investimentos na transformação e comercialização de produtos agrícolas, nos seguintes Grupos de Ação Local (GAL): São elegíveis investimentos com valor total ≥ 10.000€ e ≤ 200.000€. De entre os diversos critérios de elegibilidade dos beneficiários, destaca-se possuírem situação económica e financeira equilibrada, com uma autonomia financeira [...]

ler mais

12 de Agosto, 2021Eventos Projetos

SuWaNu Europe: Os últimos 6 meses

No âmbito do projeto internacional SuWaNu Europe, uma Rede Temática financiada pela Comissão Europeia no âmbito do programa Horizonte 2020, no primeiro semestre de 2021, organizaram-se várias reuniões de trabalho. No passado dia 03 de fevereiro, realizou-se um Workshop (“Da teoria à prática”), com mais de 50 participantes, que contou com a apresentação do plano [...]

ler mais