Projeto Erasmus+ FaRMeR – Gestão do Risco das Explorações para Aumentar a Resiliência

Sobre o projeto Erasmus+ FaRMeR

O setor agroalimentar é um dos maiores setores económicos da UE, com aproximadamente 12 milhões de agricultores empregados, e cerca de metade do território terrestre da UE dedicado à agricultura. Os agricultores de toda a Europa lidam com os riscos e tomam decisões todos os dias que afetam as suas operações agrícolas. Estão expostos a ameaças e incertezas e, como resultado, não podem, em vários casos, compreendê-las, avaliá-las, e geri-las eficazmente. O projeto FaRMeR, um projeto Erasmus+ de dois anos, desenvolverá uma Metodologia de Gestão de Risco e Resiliência para avaliar e gerir os riscos agrícolas tendo em conta o contexto especial dos países da UE e especialmente nas zonas rurais e remotas.

A metodologia aborda a teoria de base e fornece um processo de implementação para que qualquer agricultor possa implementar a gestão de riscos nos seus negócios. Além disso, será desenvolvido um Curso FARMER – com um currículo de formação dividido em módulos de aprendizagem individuais (Identificação de ameaças, Estratégia de gestão de riscos e Política de gestão de riscos), abrangendo todo o espectro de conhecimentos e competências sobre gestão de riscos em operações e gestão agrícola, bem como a utilização de ferramentas digitais para controlar e, em última análise, mitigar os riscos. Finalmente, para abranger todos os resultados e conteúdos de formação, será desenvolvida a Plataforma FaRMeR Online, assegurando que o conteúdo esteja facilmente disponível num único local e seja acedido por todos os grupos-alvo individualmente.

O projeto Erasmus+ FaRMeR em números

Aproximadamente 80 agricultores vão beneficiar diretamente de testar a implementação da Metodologia de Resiliência FaRMeR.

Durante o estudo piloto, 3 explorações agrícolas vão aplicar a Metodologia de resiliência às empresas agrícolas.

A natureza transnacional do projeto irá garantir que o projeto FaRMeR seja promovido e adaptado a 4 países europeus.

O projeto FaRMER será apoiado por 10 entidades parceiras. Estima-se que 25 consultores agrícolas vão beneficiar dos resultados do projeto.

O papel da CONSULAI no projeto

Neste projeto, a CONSULAI é a entidade responsável pelo resultado do Projeto 1 – Ferramenta de avaliação da resiliência, o que significa que a CONSULAI irá supervisionar a criação de um questionário disponível on-line onde os agricultores podem avaliar o seu nível de conhecimento e gestão de risco. A CONSULAI será também o intermediário entre o projeto e os agricultores portugueses. A CONSULAI também lidera a Atividade 3 – Gestão da partilha, promoção e uso, sendo responsável pelo desenvolvimento da estratégia e planeamento das atividades de partilha, promoção e uso, e pela articulação com parceiros para assegurar que o projeto tenha o maior impacto possível para as partes interessadas e grupos-alvo do projeto.

Contacto

Francisca Viveiros | fviveiros@consulai.com

Outras Notícias

10 de Março, 2020Eventos

ADIADO | Tecnoagro Ibéria – Conferência da Amêndoa

A Conferência da Amêndoa da TECNOAGRO IBERIA (https://www.tecnoagroiberia.com/), agendada para 11 e 12 de Março, vai ser adiada para maio ou junho, conforme a evolução da pandemia do coronavírus. Apesar de termos um evento de excelência que foi capaz de reunir algumas das principais personalidades do setor e de termos mais de 400 inscritos, a [...]

ler mais

13 de Dezembro, 2019

Vamos AGRI.DOAR neste natal?

Este ano, na CONSULAI, voltámos a optar por não dar um presente de natal aos nossos clientes e canalizar esse valor para apoiar instituições com causas em que acreditamos e nas quais o nosso apoio possa fazer a diferença. Para isso, juntámo-nos a um conjunto de empresas do setor agrícola que partilham desta visão e que, [...]

ler mais