Projeto i2connect lança Summer School para fortalecer as competências de Inovação Interativa dos técnicos de aconselhamento agrícola do futuro

O projeto i2connect, enquadrado no programa Horizonte 2020, tem como objetivo otimizar as competências dos consultores e técnicos de aconselhamento agrícola e das suas organizações, no sentido de envolver e apoiar agricultores e silvicultores nos processos de inovação interativa. A inovação é um fator-chave na adaptação contínua aos, por vezes contraditórios, desafios da agricultura no século XXI. Um dos principais objetivos do projeto i2connect é reforçar as aptidões, competências e atitudes dos futuros consultores e técnicos de aconselhamento agrícola para apoiar a inovação interativa.

Assim sendo, foi lançada esta Summer School, uma oportunidade fantástica para professores universitários e estudantes se familiarizarem com as competências de inovação interativa.

O primeiro evento da Summer School terá lugar a 25-29 de julho de 2022 em MAICH, Chania, Creta, (Grécia). As candidaturas estão abertas e estamos à procura de 20 candidatos para participar este ano.

Os candidatos à Summer School i2connect devem ter alguns conhecimentos sobre inovação, agricultura, comunicação e/ou facilitação e tópicos relacionados. Um bom domínio da língua inglesa é também considerado necessário.

Summer School

Objetivo

O projeto i2connect está a gerar experiências, conhecimentos e ferramentas que também são úteis para a educação. Na Summer School, os participantes terão a oportunidade de se familiarizar, partilhar e contribuir para as realizações do projeto em matéria de apoio à inovação interativa/multiactor.

Programa

Online

– junho de 2022 (data a confirmar): reunião on-line (2 horas). Introduzir conceitos sobre teoria da inovação e comunicação

Summer School no local

– 25 de julho de 2022: Chegada. Reunião da tarde (introdução à escola de Verão) e Receção

– 26 a 28 de julho: Parte principal

– 29 de julho (manhã): avaliação do curso e partida

Online

Data de Inverno 2022 a ser confirmada: Webinar de acompanhamento (1,5 hora)

Tópicos-chave:

– Abordagens de tipologias de inovação

– Abordagens sistémicas – redes – inovação de baixo para cima

– A inovação interativa aplicada à agricultura e à silvicultura

– Comunicação em inovação interativa – métodos participativos

– Papel do consultor no processo de inovação (a Espiral das Inovações e o Triângulo da cocriação)

– Trabalho em rede e facilitação

Os participantes beneficiarão igualmente da presença de consultores e técnicos de aconselhamento agrícola experientes com os quais discutirão casos reais de inovação interativa e/ou visitas de campo (se for caso disso).

 

Orçamento da Summer School

Os participantes terão de cobrir as suas despesas de viagem e alojamento (35 euros por noite, incluindo o pequeno-almoço).

A Summer School cobrirá as despesas dos formadores, salas de aula e materiais de formação, bem como os coffee-breaks e almoços de todos os participantes.

 

Admissões 

Os candidatos selecionados serão notificados da sua admissão até 15 de maio de 2022.

Outras Notícias

15 de Abril, 2020Notícias Internas

Orientação técnica – Medidas de higiene especiais

Ainda que esta seja uma altura de recolhimento e isolamento social, os trabalhos agrícolas são um fator de produção essencial para assegurar um abastecimento regular dos mercados, e urge a necessidade de garantir que os trabalhadores deste setor, adotam medidas e regras especiais para reduzir o risco de contágio. Assim sendo, a DGAV lançou a [...]

ler mais

31 de Outubro, 2022Projetos

CONSULAI e ISA-UL organizam Dia de Campo “Os desafios do Montado”, no âmbito do projeto H2020 MIXED

Os parceiros portugueses do projeto H2020 MIXED – a CONSULAI e o Instituto Superior de Agronomia – organizam um 2º Dia de Campo, sobre  “Os desafios do Montado”. O evento decorrerá no próximo dia 9 de novembro pelas 09h30, na APORMOR, em Montemor-o-Novo e terá como foco os desafios com que o Montado se depara atualmente [...]

ler mais