Projeto NUTRI-CHECK NET no Mondego Agrícola 2024 – Feira das Culturas

Nos dias 5 e 6 de setembro, Sabico das Areias, em Montemor-o-Velho, a CONSULAI esteve presente com o projeto Horizonte Europa NUTRI-CHECK NET no Mondego Agrícola 2024 – Feira das Culturas, organizado pela Escola Profissional e de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego. O evento reuniu agricultores, técnicos e especialistas, proporcionando um espaço de partilha, no meio do campo, sobre as mais recentes inovações e desafios do setor agrícola. Este projeto, no qual a CONSUALAI lidera a comunicação e disseminação de resultados, e coordena a rede de agricultores portuguesa, pretende responder a um dos maiores desafios do setor: aumentar a produtividade agrícola enquanto se reduz o uso de fertilizantes sintéticos e a perda de nutrientes nas culturas do milho, trigo e batata.  

Durante os dois dias, os visitantes tiveram oportunidade de encontrar ensaios de diferentes variedades de milho e arroz, campos demonstrativos de batata, exposições e demonstrações de tratores e máquinas agrícolas e, exposição de produtos e serviços em stands de várias empresas. 

Para além disso, os visitantes puderam assistir a algumas palestras e debates sobre temas importantes para o setor agrícola, que contaram com a participação de, cerca de 130 pessoas. 

A palestra do primeiro dia contou com a presença de Ana Paula Garcia, Subdiretora-Geral da DGAV (Direção-Geral de Alimentação e Veterinária) que apresentou os principais produtos fitofarmacêuticos autorizados para a cultura do arroz, as pragas e doenças mais comuns e ainda, as pragas emergentes nesta cultura para as quais todos devem estar alerta. O painel contou ainda com a presença de Carlos Parreira do Amaral, Presidente da Associação de Orizicultores de Portugal, que apresentou a evolução da cultura do arroz e as novas tendências. Depois destas duas apresentações foi aberta a discussão aos participantes. 

A palestra do segundo dia contou com a presença de Bruno Dimas, Subdiretor-Geral do GPP (Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral), que falou sobre as novas medidas pensadas para apoiar o setor. Esta palestra contou ainda com temas como a importância das culturas de revestimento do milho e os constrangimentos à sua instalação, bem como a importância da boa gestão da água de rega 

A presença da CONSULAI com o projeto NUTRI-CHECK NET, foi uma mais valia, pela possibilidade de dar a conhecer o projeto a mais agricultores e técnicos e, permitir aprender mais sobre as práticas que estão a ser utilizadas nesta região do País para responder ao enorme desafio de aumentar a produtividade agrícola reduzindo o uso de fertilizantes sintéticos e a perda de nutrientes.

Saiba mais sobre o projeto NUTRI-CHECK NET em: Platform | NUTRI-CHECK NET

 

 

 

 

 

 

 

 

Financiado pela União Europeia. No entanto, os pontos de vista e as opiniões expressas são da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia. Nem a União Europeia nem a Comissão Europeia podem ser responsabilizadas pelos pontos de vista e pelas opiniões expressas.

Projeto NUTRI-CHECK NET na Feira das Culturas Mondego Agrícola

Outras Notícias

24 de Janeiro, 2023

IPMWORKS: Já está lançada a nova plataforma on-line para partilha de conhecimentos sobre a Proteção Integrada de Pragas (IPM)

Face ao aumento da resistência aos produtos fitofarmacêuticos e à necessidade de reduzir a utilização de fitofármacos, a mudança na produção agrícola e nos métodos de proteção das culturas é um grande desafio na Europa. Os agricultores e os seus consultores procuram novas formas de melhorar a proteção das culturas através de abordagens holísticas de [...]

ler mais

28 de Novembro, 2019

Alentejo como referência mundial na inovação da olivicultura

O estudo “Alentejo: a liderar a olivicultura moderna internacional” realizado pela CONSULAI e pela consultora Juan Vilar – Consultores estratégicos, concluiu que “Com o crescimento esperado, nos próximos 10 anos, Portugal será́ a maior referência na olivicultura moderna e eficiente do mundo, e possivelmente o sétimo maior em superfície, e o terceiro maior na produção [...]

ler mais