Iniciado em 2017, o projeto Oleocolza esteve em execução até ao fim de 2021. Este projeto de inovação, cofinanciando pelo Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR2020) teve como grande objetivo o estudo e a disseminação da cultura da Colza, junto dos agricultores, garantindo uma crescente produção, de forma rentável e ambientalmente sustentável.
Neste projeto de inovação está presente toda a fileira da colza desde o produtor até à indústria, visando a testagem da Colza como cultura de rotação e extração de óleo vegetal, com grande potencial para a valorização dos solos.
O objetivo global da iniciativa prende-se com a obtenção de variedade(s) de Colza com características superiores em termos qualidade, introduzida como cultura de rotação de alto rendimento, com valorização dos solos e com características condizentes com as especificações da indústria. A médio prazo ainda se pretende promover e consolidar a fileira produtiva (agricultores e/ou as suas associações) organizando a concentração da oferta, de modo a fornecer à indústria lotes de Colza homogéneos e de elevada qualidade e, promover o aumento de áreas e rentabilidade de produções (substituição de importações por produção nacional).
Saiba mais sobre os parceiros, o projeto e os seus principais resultados no vídeo oficial do grupo operacional Oleocolza disponível aqui.
No vídeo poderá também encontrar informações técnicas sobre a cultura da Colza, como uma cultura alternativa e de valor acrescentado.
Pode ainda consultar outras informações, incluindo os principais resultados do projeto, aqui.