Projeto Oleocolza | Video Oficial

Iniciado em 2017, o projeto Oleocolza esteve em execução até ao fim de 2021. Este projeto de inovação, cofinanciando pelo Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR2020) teve como grande objetivo o estudo e a disseminação da cultura da Colza, junto dos agricultores, garantindo uma crescente produção, de forma rentável e ambientalmente sustentável.

Neste projeto de inovação está presente toda a fileira da colza desde o produtor até à indústria, visando a testagem da Colza como cultura de rotação e extração de óleo vegetal, com grande potencial para a valorização dos solos.

O objetivo global da iniciativa prende-se com a obtenção de variedade(s) de Colza com características superiores em termos qualidade, introduzida como cultura de rotação de alto rendimento, com valorização dos solos e com características condizentes com as especificações da indústria. A médio prazo ainda se pretende promover e consolidar a fileira produtiva (agricultores e/ou as suas associações) organizando a concentração da oferta, de modo a fornecer à indústria lotes de Colza homogéneos e de elevada qualidade e, promover o aumento de áreas e rentabilidade de produções (substituição de importações por produção nacional).

Saiba mais sobre os parceiros, o projeto e os seus principais resultados no vídeo oficial do grupo operacional Oleocolza disponível aqui.

No vídeo poderá também encontrar informações técnicas sobre a cultura da Colza, como uma cultura alternativa e de valor acrescentado.

Pode ainda consultar outras informações, incluindo os principais resultados do projeto, aqui.

Projeto Oleocolza | Video OficialProjeto Oleocolza | Video Oficial

Outras Notícias

18 de Maio, 2020

CONSULAI apoia uma terceira candidatura ao sistema de incentivos à inovação produtiva no contexto da COVID-19

O sistema de incentivos à inovação produtiva no contexto COVID-19 apoia empresas que pretendam estabelecer, reforçar ou reverter as suas capacidades de produção de bens e serviços destinados a combater a pandemia do COVID-19. O objetivo do aviso é suprir as necessidades da sociedade atual, redirecionando, ainda que de forma temporária, a atividade para essa [...]

ler mais

6 de Junho, 2024Projetos

O projeto NUTRI-CHECK NET acaba de completar 18 meses e o trabalho continua!

O projeto NUTRI-CHECK NET, no qual a CONSULAI lidera a Comunicação e Disseminação,  continua a trabalhar e na reunião dos seus 18 meses (a 5 de junho de 2024), foram discutidas as formas de lidar com as práticas de gestão das culturas em toda a UE. Este projeto está a desenvolver a adoção, a nível [...]

ler mais