No passado dia 13 de setembro, na Estação Experimental António Teixeira, em Coruche, a CONSULAI esteve presente com os projetos +VALORCER e NUTRI-CHECK NET no dia campo do INOVMILHO, organizado pela ANPROMIS. O evento reuniu o setor agrícola e contou com 300 participantes, proporcionando um espaço de partilha, com várias estações entre os pivots de milho, nas quais foram apresentadas as principais novidades tecnológicas utilizadas na produção desta cultura.
Durante a manhã, os participantes conheceram as principais novidades tecnológicas passando pelas várias estações, e os resultados obtidos nos estágios implementados no âmbito do INOVMILHO. No final da manhã, os participantes tiveram a oportunidade de saber mais sobre as principais condicionantes técnicas da produção de milho em Portugal, com Ana Paula Garcia, subdiretora da DGAV (Direção-Geral de Alimentação e Veterinária) e, quais as obrigações e apoio que a cultura do milho terá no âmbito da reprogramação do PEPAC, com Eduardo Diniz, diretor-geral do GPP (Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral).
Dina Lopes, Diretora da área de Investigação e Inovação da CONSULAI, apresentou o projeto NUTRI-CHECK NET, financiado pelo programa Horizonte Europa, cujo grande objetivo é o desenvolvimento de um inventário de ferramentas e soluções que permitam otimizar a fertilização nas culturas do trigo, milho e batata, em 10 países europeus. A presença neste dia de campo foi uma mais-valia, pela possibilidade de disseminar o projeto a cada vez mais agricultores e técnicos de aconselhamento agrícola, e por ter dado a conhecer a investigação que está a ser realizada na cultura do milho em Portugal, que poderá acrescentar soluções para o grande desafio ao qual o NUTRI-CHECK NET pretende responder.
No âmbito do projeto +VALORCER, que procura impulsionar as Organizações de Produtores de cereais, trazendo novas perspetivas, tecnologias avançadas e métodos modernos de otimização e de gestão de processos, a Professora Maria José Roxo, da NOVA FCSH, partilhou o seu conhecimento sobre: “A importância da matéria orgânica no solo“, um fator crucial para o desenvolvimento potencial desta cultura. A presença do + VALORCER no dia de campo do INOVMILHO, promoveu a sua divulgação num evento que contou com a vasta presença de produtores nacionais.
O dia decorreu com um almoço no qual foi possível a partilha de experiências dos participantes, terminando com uma tarde de demonstrações de sementeiras feitas com o auxílio de drones, como representação da inovação no setor.
Financiado pela União Europeia. No entanto, os pontos de vista e as opiniões expressas são da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia. Nem a União Europeia nem a Comissão Europeia podem ser responsabilizadas pelos pontos de vista e pelas opiniões expressas.