Com o objetivo de avaliar os impactos da digitalização na agricultura, o projeto QuantiFarm vai desenvolver e criar uma estrutura para avaliar a eficácia e o desempenho de ferramentas digitais que prometem modernizar a agricultura.
Iniciado em julho de 2022, o projeto QuantiFarm, financiado pelo programa HorizonEurope, tem como principal objetivo informar e comunicar aos agricultores europeus a verdade sobre a utilização de Tecncologias digitais. O projeto terá uma duração de três anos e meio e conta com 32 parceiros de 20 países europeus, entre os quais Portugal.
A estratégia do QuantiFarm pretende que o projeto englobe e represente adequadamente a diversidade europeia. Em números isto significa 30 casos de estudo abrangendo mais de 20 países em 10 (das 11) regiões biogeográficas da Europa, que ocorrerão em 100 explorações agrícolas de 7 setores agrícolas de 20 culturas e animais.
A CONSULAI, parceira do projeto, e como líder do pacote de trabalho 4 é responsável pela testagem e análise subsequente de tecnologias digitais utilizadas na agricultura. O objetivo é equipar agricultores, consultores e decisores políticos com ferramentas que permitam avaliar o custo-benefício e o impacto de sustentabilidade ambiental na implementação destas tecnologias.
Saiba mais no website do projeto, ou nas redes sociais do projeto: Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram!