SUPER G – Co-Innovation Workshops. Até onde é que chegámos?

O projeto SUPER G Sustainable Permanent Grassland Systems, financiado pela União Europeia no âmbito do Programa H2020, no qual a CONSULAI lidera o pacote de Comunicação e Disseminação, entra agora no seu quarto ano. O projeto, que junta um consórcio de 15 países Europeus, visa a promoção do recurso a pastagens permanentes como forma de desenvolvimento de serviços dos ecossistemas – atingindo através de uma gestão sustentável deste tipo de pastagens uma melhor solução a longo prazo que beneficia tanto a rentabilidade do terreno como o meio ambiente.

De forma a promover um melhor entendimento sobre a importância e o funcionamento de pastagens permanentes, desenvolver modelos de gestão rentáveis e sustentáveis das mesmas, observar o desempenho de casos existentes, e apurar as principais barreiras à implementação destas práticas, foram realizados ao longo dos últimos anos do projeto cerca de 18 co-innovation workshops, que juntaram agricultores, proprietários de terrenos agrícolas, consultores, investigadores, entre outros, onde estas e mais ideias foram debatidas em diversas óticas e prespetivas.

Os co-innovation workshops decorreram no terreno, – em 9 países parceiros do SUPER G – de forma a apurar as condições e desafios de cada região em específico e trabalhar com a comunidade agrícola local na procura de soluções.

Com o projeto a entrar numa fase final, identificámos interesse e relevância em sintetizar todos os co-innovation workshops que foram realizados até agora, nas diversas regiões. Desta forma, iremos percorrer os quatro anos do SUPER G, dentro desta sua vertente, de contacto com a comunidade local, organizado pelas suas regiões biogeográficas de atuação: Atlântica (França, Alemanha, Holanda, Reino Unido, Irlanda); Continental (França, Itália, Alemanha, Republica Checa, Eslovénia e Polónia); Mediterrânica (Portugal, Espanha, França, Itália, Montenegro) e Boreal (Suécia); – com a exceção das regiões Panónica e Alpina, visto esta iniciativa não decorreu em nenhum dos seus países constituintes.

 

Região Atlântica

Começamos o percurso pela região Atlântica, que junta quatro países parceiros. Inglaterra recebeu três co-innovation workshops entre o ano de 2019 e de 2020. O primeiro teve lugar nas Bainbridge Farms em Northumberland. Decorreu no dia 26 de Fevereiro de 2019 e contou com a presença de 21 agricultores e consultores agrícolas. O segundo foi na sede da produtora de queijos Quickle’s em Devon, no dia 6 de Março de 2019, contando com a presença de 23 agricultores e consultores. Em ambos foi feita uma introdução do projeto SUPER G, de seguida a comunidade local debateu os principais desafios à adoção de práticas de gestão de pastagens permanentes, procurou identificar problemas que tinham interesse em ver resolvidos e abordaram outros temas que queriam ver explorados ou investigados.

A terceira sessão decorreu no mês de Setembro de 2020, e devido ao contexto atual foi realizada online, contando com a presença de 3 oradores pertencentes às organizações: Agriculture and Horticulture Development Board (AHDB) e ADAS, uma empresa de consultoria ambiental. Nesta sessão foram divulgados alguns resultados da investigação de James Drummond, no âmbito do desempenho de várias espécies de erva.

A Holanda, recebeu dois co-innovation workshops no ano de 2019. O primeiro teve lugar nas instalações da organização: Cows and Opportunities Farm Network, no dia 3 de Maio de 2019. Teve como objetivo a partilha de conhecimento para com a rede de agricultores presente, relativa à melhoria de práticas agrícolas para uma maior eficácia do nível sequestro de carbono dos seus terrenos. Foram ainda discutidas com a comunidade local as medidas que estes estavam dispostos a adotar de forma a melhorar este aspeto, promovendo também uma maior ligação do agricultor com o ambiente. O segundo workshop, teve lugar no dia 9 de Outubro de 2019, junto da rede de agricultores de Alblasserwaard. A sessão teve dois objetivos: divulgar as vantagens e os desafios inerentes à compreensão de análises do solo e de que forma estes dados podem apoiar atividades de gestão agrícola; o segundo, foi a apresentação do projeto SUPER G, apurando a importância dos serviços dos ecossistemas para a comunidade de agricultores locais.

Na Irlanda foram realizados dois co-innovation workshops. As sessões tiveram lugar no dia 26 de Fevereiro de 2019 no Agri-Food and Biosciences Institute em Hillsborough, e no dia 7 de Março de 2019 em Cookstown, discutindo ideias relacionadas com a compatibilidade das condições locais com a adoção de pastagens permanentes, a discussão e identificação de potenciais inovações que contribuem para a melhoria da prática em questão, e como essas inovações se traduziriam em serviços fornecidos pelos ecossistemas.

Relativamente a França, apesar deste país pertencer a duas regiões (Atlântica e Continental), os 4 co-innovation workshop que recebeu, foram em cidades pertencentes à região Atlântica. O primeiro teve lugar no dia 24 de Setembro de 2018, na cidade de Lorraine. O segundo, no dia 9 de Julho de 2019, decorreu na quinta da produtora agrícola GAEC du Pichet, na cidade de Norroy. Pelo que foi apurado, a comunidade local de agricultores nestas duas regiões recorria a práticas agrícolas inovadoras. Desta forma, o objetivo da sessão foi perceber o porquê de estarem a testar novas práticas e a partilha da comunidade para com os responsáveis do projeto as vantagens e desvantagens das mesmas. O terceiro workshop decorreu na região de Meuse, no dia 9 de Julho de 2019, e teve o propósito de partilhar com a comunidade local de agricultores as práticas inovadoras que os responsáveis encontraram nas duas regiões anteriores, estimulando uma divulgação de conhecimento entre comunidades locais francesas.  Para mais informações:

O quarto e último workshop teve lugar na região de Le Neubourg, no dia 11 de Julho de 2019. Durante a manhã foi feita uma visita a uma associação de agricultores, e da parte da tarde a uma quinta local. O objetivo da sessão foi apresentar o SUPER G, conhecer a comunidade local e identificar aspetos que estes querem ver explorados no decorrer do projeto.

 

Região Continental

Passando agora aos co-innovation workshops recebidos pela região Continental, começamos o percurso com Itália. Este país, apenas recebeu uma sessão na cidade de Villastellone, no dia 18 de Abril de 2019, que contou com a presença de cerca de 9 participantes. Durante a sessão foi feita uma apresentação do projeto SUPER G, e foram debatidas as principais forças, fraquezas e ameaças que a comunidade local de agricultores sentia em relação às suas produções agrícolas.

Relativamente à República Checa, este país recebeu, à semelhança de Itália, apenas um co-innovation workshop. Este, teve a duração de três dias: um primeiro na Universidade de Mendel, no âmbito dos 100 anos da instituição, onde o projeto SUPER G foi apresentado a agricultores locais, assim como os resultados económicos de produções agrícolas que utilizavam pastagens permanentes em função das que não utilizavam, terminando com uma descrição sociológica da população rural do país. A segunda sessão decorreu numa propriedade agrícola, que gere cerca de 1.300 hectares de pastagens permanentes, apresentando novamente o projeto e o conceito de serviços do ecossistema e abordando a importância da adoção deste tipo de prática e a maquinaria necessária para o efeito. A terceira sessão, decorreu numa estação de investigação da Universidade de Mendel, onde foi feita uma demonstração de espécies cultivadas em pastagens permanentes.

 

Região Mediterrânica

Relativamente à região Mediterrânica, Espanha recebeu um co-innovation workshop que  decorreu nos dias 20 e 21 de Fevereiro de 2019 na Andalusia Agricultural and Fishing Research and Training Institute (IFAPA), em Córdoba, tendo contado com a presença de 36 agricultores e consultores agrícolas. A sessão teve como objetivo a realização de um curso de formação e a avaliação de como a comunidade de agricultores percecionava a adoção de práticas novas e inovadoras.

Já Portugal recebeu duas sessões. O primeiro co-innovation workshop decorreu no dia 26 de Novembro de 2019 na Herdade da Barrosinha, em Alcácer do Sal. A sessão teve como principais objetivos a apresentação do projeto SUPER G, a identificação e debate relativamente aos problemas associados à gestão de pastagem permanente na agricultura portuguesa, e a discussão relativamente a potenciais tecnologias – que carecem de investigação – de apoio à gestão e implementação destas práticas. O segundo workshop decorreu no dia 19 de Fevereiro de 2020, e abordou as mesmas temáticas mas na cidade de Lisboa, sendo que a primeira sessão se realizou na região do Alentejo permitindo apurar diferentes perceções e ideias de duas diferentes regiões do país.

 

Região Boreal

A região Boreal é apenas integrada pela Suécia, que recebeu duas destas iniciativas. O primeiro co-innovation workshop realizado no país, decorreu no dia 18 de Junho de 2019 na província de Uppland, contando com a presença de 5 agricultores. O objetivo da sessão foi a apresentação do projeto SUPER G, a discussão das condições locais e da sua aplicabilidade para a adoção de pastagens permanentes e a discussão de potenciais inovações dentro desta mesma prática, e de que forma estas inovações contribuem para os serviços fornecidos pelos ecossistemas. O segundo workshop realizou-se no dia 21 de Outubro de 2019, tendo abordado as mesmas temáticas mas numa diferente região da província de Uppland, a cidade de Ultuna, a sessão contou com a presença de 3 agricultores. Apesar da fraca aderência presencialmente em ambas as sessões, a comunidade presente recorreu à plataforma  VFA (Volunteer  & Farmer Alliance Sweden), de forma a discutir os temas abordados com a restante rede de agricultores.

 

 

Ao fim de quatro anos, o projeto SUPER G conta com cerca de 18 iniciativas, que permitem a partilha de conhecimento e de experiência com pequenas comunidades de agricultores por toda a Europa, possibilitando um melhor entendimento dos seus desafios e dificuldades, permitindo um encontro de soluções adaptadas e ajustadas a cada região, visando sempre uma prática agrícola assente na sustentabilidade. Aqui, fica apenas uma síntese do percurso percorrido, aconselhando-o a que conhecer melhor as características de cada região e da sua respetiva comunidade agrícola, através de: https://www.super-g.eu/upcoming-events/#co-innovation.

Outras Notícias

14 de Dezembro, 2020Informações

Boas Festas!

A CONSULAI deseja a todos os seus clientes, parceiros e amigos um feliz natal e um novo ano repleto de saúde e sucessos! Num ano em que a palavra predominante foi “distância”, mantivemo-nos sempre perto dos nossos clientes, parceiros e amigos. Desejamos que 2021 seja um ano próspero e que nos mantenhamos como sempre… JUNTOS! [...]

ler mais

13 de Fevereiro, 2020Eventos Projetos

Workshop para produtores – Projeto SUPER-G

No âmbito do projeto H2020 SUPER-G, a CONSULAI vem convidá-lo para este workshop que decorrerá na próxima semana! O workshop tem como principal objetivo a discussão de novos sistemas de gestão de Pastagens Permanentes no Montado e respetivas políticas agrícolas. A CONSULAI enquanto parceira e líder do pacote de Comunicação e Disseminação do SUPER-G, irá ainda fazer uma [...]

ler mais

Apoios Consulai