SuWaNu Europe: “Porque cada gota conta”

Terminou em junho de 2021, o primeiro projeto internacional em que a CONSULAI é parceira, o SuWaNu Europe, uma Rede Temática financiada pela Comissão Europeia no âmbito do programa Horizonte 2020. Durante dois anos e meio, este projeto explorou o aproveitamento sustentável da água e as opções de reutilização agrícola na Europa, em 8 países/regiões diferentes, tendo como casos de inspiração Chipre e Israel.

Ainda neste semestre e no âmbito do projeto SuWaNu Europe, foi disponibilizado um curso online e gratuito, que visa transferir para o público os conhecimentos obtidos por instituições de investigação e profissionais na reutilização de água para a agricultura, incluindo exemplos práticos de vários países, a abordagem ao GreenDeal e o Quadro da União Europeia neste setor. O curso conta com material de formação único, dividido em diferentes módulos, com conhecimentos, experiências e tecnologias relevantes, através dos resultados obtidos ao longo de mais de 2 anos de trabalho conjunto, com especial destaque para os parceiros nacionais do consórcio CONSULAI e FENAREG. O curso online está disponível em todas as línguas dos países-alvo do projeto, incluindo português. No final do curso, após um exame final, é emitido um certificado de aproveitamento a cada participante. Inscreva-se e saiba mais ao clicar na imagem abaixo:

Para terminar, a CONSULAI organizou ainda a Conferência Internacional “Pathways to extend sustainable water reuse practices in Europe” que teve lugar nos dias 18 e 19 de Maio de 2021. Este evento virtual transmitido em direto para todo o Mundo, trouxe especialistas reconhecidos internacionalmente para criar o debate necessário sobre as melhores soluções e estratégias para expandir a reutilização da água na agricultura.  O objetivo desta conferência foi o de divulgar os objetivos e resultados do projeto, fortalecer a rede SuWaNu Europe e permitir o intercâmbio de conhecimento e inovação entre investigadores e profissionais dentro e fora do consórcio. A conferência foi também uma oportunidade para apresentar as melhores práticas em diferentes países, com especial destaque para Chipre e Israel. Para a conferência, decorreu ainda uma “Call for abstracts and posters”, convidando investigadores e profissionais do setor, a apresentar os resultados e soluções mais inovadoras, durante a conferência. A conferência foi um grande sucesso e contou com um total de mais de 470 inscritos de todo o mundo com perfis diferentes, entre investigadores, estudantes, consultores, técnicos, agentes políticos, agricultores, etc. A conferência foi gravada e está disponível no canal do Youtube do projeto.

O vídeo oficial do projeto está também disponível no canal do Youtube.

Todas as informações sobre os resultados, materiais de formação e atividades estão disponíveis para consulta e download no website do projeto em SuWaNu Europe.

O SuWaNu EUROPE está centrado na promoção da utilização da água recuperada na agricultura como uma abordagem de Economia Circular para fazer face à escassez de água e aos efeitos das alterações climáticas nos recursos hídricos. Neste sentido, este projeto surge num momento crítico para a gestão da água em Portugal, devido à confluência de várias estratégias nacionais e europeias, todas elas centradas na relevância e necessidade de tirar partido da água recuperada urbana. A reutilização da água só pode ser uma realidade se estiver efetivamente incluída nos diversos planos de gestão regionais!

Queremos ainda deixar o nosso agradecimento a todos os que participaram nos nossos eventos e que nos ajudaram neste caminho. O SuWaNu Europe continuará ativo através das suas redes sociais e do website: “Because every drop counts”

Outras Notícias

6 de Abril, 2021Informações

CONTRIBUA COM A SUA OPINIÃO SOBRE O TEMA “O ENVELHECIMENTO DA SOCIEDADE EUROPEIA”

A Comissão Europeia apresentou recentemente o Livro Verde sobre o Envelhecimento, lançando um amplo debate político sobre os desafios e oportunidades do envelhecimento da sociedade europeia. Está neste momento a decorrer uma consulta pública até dia 21 de abril, deste ano, para recolher opiniões do público em geral sobre o impacto desta tendência demográfica. Embora [...]

ler mais

11 de Março, 2020Eventos

Organização e patrocinadores da tecnoagro ibéria fizeram doação ao Banco Alimentar de Évora

A organização e patrocinadores da Tecnoagro Ibéria, em virtude do adiamento da Conferência da Amêndoa, agendada para 11 e 12 de Março em Évora, decidiu doar todos os alimentos já adquiridos para a atividade do dia de campo previsto, ao Banco Alimentar de Évora. Apesar deste evento de excelência ter sido capaz de reunir algumas [...]

ler mais