Tecnoagro Ibéria – Conferência da Amêndoa | 22, 23 e 24 de março

A Tecnoagro Ibéria irá decorrer já nos próximos dias 22, 23 e 24 de março em Évora. A conferência da amêndoa, pretende ser um meio de partilha conhecimento que permita apoiar futuras decisões de investimento, melhorar a gestão das culturas no terreno e que permita apontar caminhos de desenvolvimento técnico, comercial e económico da fileira.

Para saber mais sobre o evento a CONSULAI decidiu falar com as entidades organizadoras: a Agbar, a CompoExpert Spain e a NaanDanJain Ibérica.

Segundo Javier Llanos, o Diretor Comercial da NaanDanJain Ibérica, a Tecnoagro Ibéria surgiu em 2019 “como um espaço de colaboração entre empresas empenhadas em divulgar novas formas de entender a agricultura, principalmente a agricultura de base tecnológica e a agricultura de valor. A Tecnoagro Ibéria reúne uma série de empresas que procuram agregar numa plataforma de conhecimento, aspetos que os agricultores possam implementar nas suas culturas para obter a maior rentabilidade possível, numa visão a 360.º.”

Quando questionado sobre o porquê da escolha da cultura da amêndoa para esta edição, Antoni Diaz, Diretor Geral da Agbar Agriculture, afirma que a organização tem consciência do “enorme potencial que esta cultura tem na Península Ibérica. Espanha registou um aumento de 6% na área cultivada de amendoal no último ano, e existem hoje mais de 744.000 hectares, em comparação com os 700.000 hectares registados no ano passado, segundo dados oficiais do Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação espanhol. O território peninsular é uma área estratégica para o cultivo de amêndoa, dadas as condições ótimas para o seu crescimento, em muitas zonas, em termos de clima, solo e água. Além disso, as condições socioeconómicas são ideais para os investidores. Devido às suas características e situação de mercado, a amêndoa é considerada uma cultura de grande valor na Península Ibérica, daí a sua atratividade para os investidores. Em termos gerais, os preços em 2021 melhoraram em comparação com o ano anterior e começaram, em 2022, a estabilizar. Além disso, os preços atuais estão muito acima dos custos de produção, graças a um modelo de produção baseado em sistemas altamente eficientes, e ao passo em frente que deu, de mãos dadas com a modernização e a tecnicização. Para empreender com sucesso o desenvolvimento de projetos de investimento no âmbito desta cultura, é essencial abordar com sucesso todas as suas fases (análise de alternativas, conceção, execução e gestão) de forma a maximizar a rentabilidade, competitividade e sustentabilidade das explorações agrícolas, algo em que nós na Agbar Agriculture somos especializados.”

Já quanto ao que os participantes podem esperar do evento, Pedro Cabanita da COMPO EXPERT Spain, responde dizendo que “as expectativas são enormes, devido ao programa fantástico, no qual foi possível reunir alguns dos principais especialistas relacionados com o cultivo da amêndoa e com todas as áreas que se encontram em torno do seu ambiente”. Os participantes poderão contar com sessões em que serão abordados temas como: “modelos de produção e práticas culturais, inovação e novas soluções que trazem valor acrescentado a esta cultura, mercado e marketing, com a presença de especialistas nestas áreas e a influência que as novas tendências de nutrição saudável têm no consumo de amêndoas. Finalmente, teremos um debate muito interessante sobre investimento e tendências futuras neste setor. Será um espaço de discussão de ideias, trabalho em rede e aprendizagem, e o dia será preenchido com visitas a algumas das melhores explorações de amêndoa em Portugal. Um dia inesquecível, que irá definir tendências nos próximos anos.”

Saiba mais sobre o evento, aqui: https://www.tecnoagroiberia.com/

Outras Notícias

2 de Novembro, 2020Eventos Notícias Internas

JOVENS AGRICULTORES – Conferências suspensas

As Conferências regionais de promoção ao Concurso Nacional de Jovens Agricultores, que começariam esta quarta-feira, dia 4 de Novembro, em Vila Real, foram suspensas, tal como os eventos de Faro e Beja. O agravamento da situação da COVID-19 em Portugal, que estabeleceu maiores restrições em 121 concelhos considerados de risco elevado levaram a CAP a [...]

ler mais

28 de Janeiro, 2022Avisos e Candidaturas

Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola | Candidaturas

Estão abertas candidaturas para pequenos investimentos na exploração agrícola. Até 1 de abril de 2022, estão abertas as candidaturas à Operação 3.2.2, pequenos investimentos na exploração agrícola (Next Generation), com uma dotação orçamental de 15 milhões de euros, em territórios vulneráveis com maior suscetibilidade e perigosidade de incêndio rural. Salientamos como critério de elegibilidade dos [...]

ler mais