O evento “Resiliência das Pastagens: Da Ciência à Prática” é uma iniciativa conjunta dos projetos Grazing4Agroecology, Climate Farm Demo, dos quais a CONSULAI é parceira, e do AdaptforGrazing, que unem esforços para promover a sustentabilidade, a inovação e a adaptação climática.
As pastagens desempenham um papel essencial na sustentabilidade agrícola e ambiental — são fundamentais para a produção animal, a conservação da biodiversidade e a regulação do clima. No entanto, enfrentam hoje desafios crescentes relacionados com as alterações climáticas, a pressão sobre os recursos naturais e a necessidade de equilibrar produtividade e conservação.
Ao longo de dois dias – 5 e 6 de novembro-, este encontro irá promover a partilha de conhecimento e discutir soluções inovadoras que reforcem a resiliência das pastagens.
Durante o evento, serão abordados temas como:
- Ferramentas e estratégias para melhorar a produtividade, diversidade e qualidade das pastagens;
- A biodiversidade e os serviços dos ecossistemas associados;
- As ameaças e desafios à resiliência das pastagens;
- A importância de ligar ciência, prática e políticas públicas;
- Efeitos das alterações climáticas e medidas de adaptação implementadas – temas abordados no decorrer de uma visita de campo.
Esta será uma oportunidade única para partilhar experiências, trocar ideias e fortalecer redes de colaboração entre investigação, prática e gestão, contribuindo para um futuro mais sustentável e resiliente das nossas pastagens.
O primeiro dia de evento, que terá lugar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, será dedicado à partilha de conhecimento e às bases científicas que sustentam a resiliência das pastagens. Os investigadores irão apresentar ferramentas, práticas e resultados de investigação, e ao final do dia haverá espaço para ouvir os agricultores e perceber como estas soluções podem ser aplicadas no terreno.
No segundo dia, a sessão será direcionada a agricultores e técnicos, com demonstrações e observações na Companhia das Lezírias, onde será possível observar na prática o que pode, efetivamente, ser feito para melhorar a produtividade e a sustentabilidade das pastagens.
Consulte o programa completo do evento Resiliência das Pastagens: Da Ciência à Prática aqui
As inscrições são gratuitas, mas de caráter obrigatório. Formalize a sua inscrição aqui





