A CONSULAI marcou presença na 11.ª edição do Congresso Europeu de Jovens Agricultores, que decorreu no Parlamento Europeu, em Bruxelas, no passado dia 19 de novembro, e reuniu centenas de jovens agricultores.
Durante o evento, Joana Vacas Freixa foi distinguida com o prémio de Melhor Jovem Agricultora da Europa, na categoria “Best Society Engagement Project”, num projeto que contou com o apoio da CONSULAI.
O Congresso Europeu de Jovens Agricultores é uma iniciativa organizada pela Confederação de Agricultores de Portugal (CAP), em parceria com o grupo do Partido Popular Europeu e a ASAJA de Espanha.
A cerimónia voltou a destacar projetos agrícolas que primam pela inovação, sustentabilidade e impacto social. Joana Vacas Freixa recebeu um reconhecimento que valoriza a sua capacidade de dinamizar o território rural onde cresceu, reforçando práticas produtivas alinhadas com a transição sustentável do setor. O prémio foi acompanhado por um valor de cinco mil euros, destinado a apoiar a expansão da sua exploração.
Joana, de 38 anos, cresceu numa família com uma longa tradição agrícola na região de Alcácer do Sal. Com formação em Gestão de Empresas e mais de uma década de experiência em consultoria, decidiu canalizar o seu conhecimento para modernizar e reposicionar a exploração familiar. Apostou na produção de cereais e de arroz e na gestão sustentável do montado de sobro, incorporando práticas inovadoras e tecnologia. Mais recentemente, relançou a atividade pecuária com o objetivo de valorizar a raça merino preto, promovendo a preservação das espécies autóctones e reforçando a identidade agrícola do território. Em junho do presente ano, já havia sido reconhecida como Jovem Agricultora do Ano na Feira Nacional de Agricultura.
O Congresso Europeu de Jovens Agricultores, realizado esta quarta-feira, voltou a afirmar-se como um espaço central de debate e projeção do futuro da agricultura. A edição deste ano registou uma participação recorde, com 540 jovens no Parlamento Europeu e mais de 1000 participantes online, refletindo o crescente interesse das novas gerações pelo setor.
Durante a sessão, Álvaro Mendonça e Moura, presidente da CAP, realçou “a resiliência dos jovens agricultores”, sublinhando que, ao longo de 11 anos, o congresso tem conseguido mobilizar uma comunidade de jovens crescente e comprometida com o futuro da agricultura.
O eurodeputado Paulo do Nascimento Cabral reforçou a importância estratégica do setor agrícola para a Europa, afirmando que “a segurança e defesa europeias não se fazem sem colocar comida na mesa dos europeus e é por isso que a agricultura é também segurança e defesa da União Europeia”. Sublinhou ainda a necessidade de ocupar e desenvolver os territórios rurais, investir em inovação, digitalização e fortalecer toda a cadeia de distribuição alimentar, lembrando que o ReFarm Europe será o mote para projetar o futuro do setor agrícola na Europa.
A distinção atribuída a Joana Vacas Freixa no 11.ª edição do Congresso Europeu de Jovens Agricultores evidencia uma nova geração de agricultores que alia tradição, inovação e visão estratégica. Para a CONSULAI, esta conquista reflete também o valor do trabalho colaborativo que fortalece o setor e potencia o desenvolvimento sustentável das zonas rurais portuguesas. – “Queremos continuar a criar valor no negócio dos nossos clientes”.





