Estratégia Europeia para a Resiliência Hídrica

A CONSULAI acompanha os principais desenvolvimentos da Política Agrícola Comum e das estratégias europeias com impacto no setor agrícola, alimentar e florestal.

No passado dia 4 de junho, a Comissão Europeia apresentou a Estratégia Europeia para a Resiliência Hídrica. Dado tratar-se de um documento orientador de futuras políticas, a CONSULAI partilha um resumo do mesmo, centrado nos pontos mais relevantes para o setor agroflorestal nacional. Os passos que Portugal tem dado na eficiência hídrica corresponde, sem qualquer dúvida, a um dos principais objetivos estratégicos e podemos estar orgulhosos do caminho feito.

O objetivo geral da Estratégia é garantir a resiliência hídrica da UE até 2050, assegurando água em quantidade e qualidade suficientes, reduzindo riscos climáticos, e reforçando a competitividade e sustentabilidade da economia, incluindo a agricultura e a floresta, detalhando 3 grandes objetivos específicos:

  1. Restaurar e proteger o ciclo da água, com foco na qualidade, quantidade e retenção natural de água (com maior relevância no solo, nas florestas e zonas húmidas)
  2. Construir uma economia “inteligente em água”, promovendo eficiência, reutilização e redução de perdas, especialmente nos setores que mais utilizam o recurso (agricultura)
  3. Assegurar acesso universal a água limpa e segura, reforçando a capacitação dos cidadãos e o papel das comunidades

Para o setor agroflorestal, os principais pontos de interesse são:

Uso Eficiente da Água:

  • Aumentar em, pelo menos, 10% a eficiência hídrica até 2030
  • Incentivar a produção de culturas mais resilientes à seca e práticas que melhorem a retenção de água no solo

Reforço da PAC:

  • Usar melhor os Planos Estratégicos da PAC para financiar práticas e tecnologias que promovam a resiliência hídrica (armazenamento, eficiência, circularidade, etc…)
  • Reforçar a redução da poluição difusa por nutrientes e pesticidas – foco na implementação da Diretiva dos Nitratos

Reutilização de Água:

  • Reforçar a aplicação da Regulamentação sobre Reutilização da Água (águas residuais tratadas)
  • Estender o âmbito para além da agricultura, dependendo da avaliação prevista até 2028

Abordagem “Source-to-Sea”:

  • Incentivar soluções baseadas na natureza: solos, zonas húmidas e florestas
  • Criar a iniciativa “Sponge Facility” para coordenar e escalar medidas que aumentem a retenção de água no território

Investimento e Financiamento:

  • Corrigir a falha de investimento anual de 23 mil milhões de euros (0,1% do PIB da UE) em toda a cadeia da água
  • Financiar as medidas necessárias para atingir os objetivos, via PAC, fundos de coesão, Horizonte Europa, e possíveis novos instrumentos como o Water Resilience Investment Accelerator

Inovação e Digitalização:

  • Promover a medição inteligente (smart metering) na agricultura e outros setores
  • Criar uma Water Smart Industrial Alliance e uma Academia Europeia da Água, com ações que incluem formação de agricultores e técnicos

Segurança e Preparação:

  • Reforçar a monitorização contra riscos climáticos (secas, cheias, …), ataques cibernéticos e poluentes emergentes
  • Fazer planeamento espacial com base em dados sobre disponibilidade hídrica e energética — útil para definir onde instalar atividades agroindustriais

A Comissão convocará, de dois em dois anos, um Fórum sobre a Resiliência Hídrica, que reunirá, num diálogo inclusivo, as partes interessadas da UE e outras partes interessadas, a fim de fazer o balanço dos progressos realizados no reforço da resiliência hídrica a todos os níveis da administração pública, das empresas e da sociedade civil, e de acompanhar a execução da presente estratégia.

Em 2027, a Comissão procederá a uma revisão intercalar dos progressos realizados na execução das ações incluídas na presente estratégia. Em 2029, a Comissão avaliará os progressos realizados, incluindo uma avaliação completa das ações nacionais tomadas em conformidade.

Compreender o rumo das políticas europeias, nomeadamente, esta estratégia, é fundamental para antecipar desafios e encontrar novas oportunidades de adaptação e inovação no setor.

Estratégia Europeia para a Resiliência Hídrica

Outras Notícias

22 de Novembro, 2024Projetos

A CONSULAI Esteve Presente na Reunião Anual do Projeto Climate Farm Demo (CFD) na Eslovénia

Entre os dias 22 e 24 de outubro, a CONSULAI esteve presente na reunião anual do projeto Climate Farm Demo (CFD) nas instalações do Chamber of Agriculture and Forestry of Slovenia (CAFS), em Liubliana, na Eslovénia. Esta reunião juntou mais de 80 entidades do projeto coordenado pelo instituto francês IDELE, que começou em 2022 e [...]

ler mais

30 de Outubro, 2025Eventos

Lisbon AGRI CONFERENCES 2025 com o Patrocínio da CONSULAI

A CONSULAI associa-se, enquanto patrocinadora, às Lisbon AGRI CONFERENCES 2025, um dos mais importantes fóruns internacionais dedicados à inovação, sustentabilidade e futuro do setor agroalimentar, que decorrem nos dias 4 e 5 de novembro, em Lisboa. Este evento, reúne líderes empresariais, decisores políticos, académicos e especialistas de diferentes países para debater os principais desafios e [...]

ler mais