IPMWORKS: Já está lançada a nova plataforma on-line para partilha de conhecimentos sobre a Proteção Integrada de Pragas (IPM)

Face ao aumento da resistência aos produtos fitofarmacêuticos e à necessidade de reduzir a utilização de fitofármacos, a mudança na produção agrícola e nos métodos de proteção das culturas é um grande desafio na Europa. Os agricultores e os seus consultores procuram novas formas de melhorar a proteção das culturas através de abordagens holísticas de proteção integrada de pragas (IPM). Uma nova Plataforma on-line de Recursos IPM visa tornar mais simples o acesso a recursos digitais que apoiam este avanço.

IPMWORKS RESOURCE TOOLBOX

A Plataforma é uma biblioteca on-line e interativa de recursos de IPM, concebida para agricultores e consultores. Os tópicos e os recursos desta Plataforma incluem práticas agronómicas alternativas, sistemas de apoio à decisão, estudos de caso, análises económicas, guias de formação, e ligações a iniciativas passadas e atuais de IPM. Desenvolvida como parte do projeto da UE IPMWORKS (financiado pelo programa Horizonte 2020 nº 101000339), a plataforma é construída sobre um sistema de gestão de conteúdos de fonte aberta, que será amplamente expandida para integrar recursos de quaisquer iniciativas IPM.

A Plataforma foi concebida com base no feedback dos agricultores, consultores e outros interessados de toda a Europa, e está disponível em várias línguas. Pode saber mais sobre a conceção da Plataforma, clique aqui.

LIGAÇÃO COM INICIATIAVAS IPM

A Plataforma é efetivamente um motor de busca. Permite aos utilizadores descobrir recursos IPM relevantes desenvolvidos por toda a Europa, incluindo a Plataforma IPM Decisions (financiado pelo programa Horizonte 2020 nº 817617), a Plataforma SmartProtect (financiado pelo programa Horizonte 2020 nº 862563), e Organic Eprints. Isto significa que à medida que novos recursos serão desenvolvidos e adicionados a bases de dados externas, ficarão também acessíveis através desta Plataforma.

ONDE ENCONTRAR A PLATAFORMA

Para experimentar a Plataforma IPM (versão em PT), visite o link: https://www.ipmworks.net/toolbox/

Para saber mais sobre o projeto IPMWORKS, visite o site https://ipmworks.net/

IPMWORKS é uma rede de explorações agrícolas em toda a Europa, apoiada pelo programa H2020. As demonstrações em campo baseiam-se em “histórias de sucesso” de agricultores que implementam todas as componentes da Proteção Integrada (IPM), que está no centro da Diretiva de Utilização Sustentável.

O IPM inclui uma utilização mais forte de processos baseados na ecologia, maior diversidade e mais biodiversidade, eventualmente combinada com tecnologias inovadoras (robótica, agricultura de precisão, sistemas de apoio à decisão e biocontrolo). Os agricultores da rede estão a trabalhar em conjunto em pequenos grupos coordenados por consultores (os chamados “hub coahes”) para aprenderem ainda mais sobre a adoção de Proteção Integrada holística. São recolhidos dados quantitativos para apoiar a demonstração de que o “IPM funciona efetivamente”, ou seja, é eficiente e rentável, e não prejudica o desempenho da produção.

O projeto IPMWORKS recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia ao abrigo do acordo de subvenção n.º 101000339.

Outras Notícias

22 de Abril, 2025Projetos

Concurso de Vídeo Projeto ClieNFarms

No âmbito do projeto ClieNFarms foi lançado o concurso de vídeo “O Ambiente Precisa de Mim”, que incentiva a partilha de histórias sobre mudanças comportamentais que contribuam para um futuro mais sustentável. O concurso procura vídeos inspiradores e criativos que demonstrem ações individuais ou comunitárias com impactos ambientais positivos. Este projeto, financiado pela Comissão Europeia [...]

ler mais

27 de Dezembro, 2024Avisos e Candidaturas

Candidaturas Tipologia C.3.1.2 | Economia Circular

Estão abertas, até 28 de fevereiro de 2025, as candidaturas à tipologia C.3.1.2: Investimento na Bioeconomia para Melhoria do Desempenho Ambiental | Economia Circular – Apoiar investimentos nas unidades agroindustriais e florestais para construção de novas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR’s) ou a modernização de ETAR’s existentes, bem como investimentos que potenciem a utilização [...]

ler mais