O projeto NUTRI-CHECK NET acaba de completar 18 meses e o trabalho continua!

O projeto NUTRI-CHECK NET, no qual a CONSULAI lidera a Comunicação e Disseminação,  continua a trabalhar e na reunião dos seus 18 meses (a 5 de junho de 2024), foram discutidas as formas de lidar com as práticas de gestão das culturas em toda a UE. Este projeto está a desenvolver a adoção, a nível das explorações agrícolas, das melhores práticas de gestão das culturas em toda a Europa, adaptadas para otimizar a utilização de nutrientes em culturas de base como a batata, o milho e o trigo.

Uma componente fundamental é a análise da gestão dos fatores de produção, como os fertilizantes e a água, para garantir que as culturas recebem os nutrientes necessários para um crescimento ótimo. A estratégia inclui uma monitorização e análise detalhadas para afinar a aplicação destes fatores de produção, reduzindo assim o desperdício e minimizando o impacto ambiental.

Foram ainda apresentados os resultados de um inquérito realizado aos agricultores europeus, para perceber como é que as explorações agrícolas medem atualmente o sucesso, e os resultados estão explicados nos gráficos abaixo, onde é facilmente compreensível que o rendimento das culturas e o aspeto visual das mesmas são os fatores mais importantes para avaliar este sucesso.

Foram criados clubes de nutrição vegetal (CNCs) com agricultores nos 9 países parceiros do Consórcio, e agora uma gama de ferramentas e inovações relevantes de apoio à decisão está a ser avaliada e testada pelos CNCs. A CONSULAI coordena estes trabalhos em Portugal e lidera ainda a Comunicação e Disseminação de resultados.

Espera-se que os resultados deste projeto sejam substanciais, com a plataforma NUTRI-CHECK NET já online e com um inventário de sistemas de recomendação, ferramentas e serviços disponíveis, bem como projetos de investigação, que ajudarão os agricultores a decidir sobre diferentes sistemas de gestão de nutrientes.

Para mais informações, consulte aqui: https://platform.nutri-checknet.eu/ 

Para além disso, os Grupos Nacionais de Peritos (NEGs) estão a trabalhar na identificação das necessidades dos agricultores e como impulsionadores das partes interessadas em cada um dos países parceiros e, no final do projeto, estes grupos ajudarão a co-criar as Melhores Práticas de gestão de nutrientes.

Com esta abordagem, o projeto NUTRI-CHECK NET pretende estabelecer uma rede temática com diversos intervenientes que melhorará a precisão da nutrição das culturas em toda a Europa. Isso será conseguido através da compilação de ferramentas de decisão nutricional, promovendo a verificação dos nutrientes, exploração a exploração, e facilitando a transferência de conhecimento entre todas as partes interessadas.

Ao melhorar a eficiência da utilização dos nutrientes e ao reduzir as perdas ambientais, a rede temática NUTRI-CHECK NET deverá proporcionar benefícios a longo prazo tanto para os agricultores como para o ecossistema em geral. A adoção generalizada de abordagens do tipo “medir para gerir” ou “verificar para alterar” em matéria de nutrição das culturas aumentará a reciclagem de nutrientes e a produtividade, reduzindo simultaneamente a utilização de fertilizantes sintéticos e as perdas de nutrientes em toda a Europa. Este projeto exemplifica o potencial da agricultura moderna para equilibrar a produtividade com a gestão ambiental.

Para mais informação visite o nosso site: https://nutri-checknet.eu/  e siga-nos nas redes sociais.

 

NUTRI-CHECK NET project

Outras Notícias

26 de Abril, 2019Eventos

OVIBEJA – Entrega de prémios CONSULAI/TREVO

Decorreu no dia 24 de abril de 2019 a entrega dos prémios CONSULAI/TREVO, que se realizou no stand CONSULAI/TREVO na Ovibeja. Foram entregues prémios em quatro categorias diferentes: Prémio “Nem só de pão vive o homem” – Prémio entregue a José Fernando Horta Parreira; Prémio “Não há atalho sem trabalho” – Prémio entregue a Carmelo [...]

ler mais

27 de Dezembro, 2024Avisos e Candidaturas

Candidaturas Tipologia C.3.1.2 | Economia Circular

Estão abertas, até 28 de fevereiro de 2025, as candidaturas à tipologia C.3.1.2: Investimento na Bioeconomia para Melhoria do Desempenho Ambiental | Economia Circular – Apoiar investimentos nas unidades agroindustriais e florestais para construção de novas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR’s) ou a modernização de ETAR’s existentes, bem como investimentos que potenciem a utilização [...]

ler mais