Comunicação sobre a Visão de Longo Prazo para as Zonas Rurais

A Comissão Europeia (CE) publicou, a tão esperada, Comunicação sobre a Visão de Longo Prazo para as Áreas Rurais até 2040.

Este documento identifica os desafios e preocupações que as zonas rurais enfrentam, e destaca algumas das oportunidades mais promissoras para estas regiões. Com base na previsão e diversas consultas aos cidadãos e a outros atores das áreas rurais, a Visão propõe um Pacto Rural e um Plano de Ação Rural, que visam tornar as áreas rurais mais fortes, interligadas, prósperas e resistentes, para promover o bem-estar para todos os que nela vivem.

O Pacto Rural mobilizará as Autoridades Públicas, e as partes interessadas para agir sobre as necessidades e aspirações dos habitantes das zonas rurais.

O Plano de Ação Rural da UE que o acompanha será articulado em torno de iniciativas emblemáticas relacionadas com: i) criação de um ecossistema de inovação; ii) promoção de ligações de transporte sustentáveis e digitalização; iii) apoio à diversificação económica.

Os resultados e conclusões do projeto H2020 SHERPA foram considerados e relatados à Comunicação, em particular, o Discussion Paper e Position Paper do SHERPA sobre a Visão de Longo Prazo para as Áreas Rurais, com contribuições de 20 plataformas Multi-Ator (MAPs), compostos por representantes da política-ciência-Sociedade.

A CONSULAI é parceira do projeto SHERPA e coordenou os trabalhos do MAP RURAL_PT, centrado na região Centro, e que contou com a participação de um valioso grupo de trabalho e de importantes contributos para esta discussão.

 

Outras Notícias

8 de Maio, 2020Notícias Internas Projetos

CONSULAI apoia duas candidaturas ao sistema de incentivos à inovação produtiva no contexto da COVID-19

O sistema de incentivos à inovação produtiva no contexto COVID-19 apoia empresas que pretendam estabelecer, reforçar ou reverter as suas capacidades de produção de bens e serviços destinados a combater a pandemia do COVID-19. O objetivo do aviso, que terminou no passado dia 8 de maio, era suprir as necessidades da sociedade atual, redirecionando, ainda [...]

ler mais

14 de Maio, 2021Eventos Notícias Internas Projetos

Série de Webinars: Pastagens permanentes na Europa – Políticas, serviços e gestão

O projeto SUPER-G acolhe em junho uma série de Webinars de acesso aberto, para apresentar alguns resultados do projeto e contribuir para a discussão em torno da elaboração de políticas sobre pastagens permanentes sustentáveis. Sob o tema: Pastagens Permanentes na Europa – políticas, serviços e gestão, pretende envolver decisores políticos, representantes de agricultores, investigadores e [...]

ler mais