Nova rede de embaixadores pan-europeus para revolucionar os sistemas alimentares!

Estão abertas as candidaturas para fazer parte da nova rede de embaixadores pan-europeus para revolucionar os sistemas alimentares!

No dia 14 de setembro de 2021, o projeto H2020 – COCOREADO – celebrou o lançamento de candidaturas para uma rede pan-europeia de embaixadores. Esta será constituída por indivíduos apaixonados pela área da alimentação e pela agricultura, que tenham a ambição de participar num projeto que pretende reequilibrar a cadeia de abastecimento alimentar e de restabelecer a ligação entre agricultores e consumidores na Europa. Para fazer parte desta rede é necessário ser selecionado como um dos 40 embaixadores do COCOREADO, podendo posteriormente participar no programa de formações que o projeto irá disponibilizar. Este programa irá ajudar o embaixador a promover mudanças sustentáveis nos sistemas alimentares.

As pessoas são apaixonadas pela alimentação e agricultura têm um papel fundamental a desempenhar na criação e promoção de inovações sociais nas zonas rurais, e consequente, na mudança dos sistemas alimentares: proporcionando às empresas e comunidades rurais a oportunidade de cocriar inovações. No projeto COCOREADO, estes ativistas são designados de embaixadores.

Durante um período de dois anos e meio, o COCOREADO irá apoiar os embaixadores nas suas tentativas de promover cadeias de abastecimento alimentar inovadoras e sustentáveis através de várias formações (presenciais) de 3 dias e de reuniões online. Desta forma, os embaixadores vão obter os conhecimentos, competências e confiança necessários para fornecer informação objetiva a outros representantes de comunidades locais (iniciativas, empresas, ONG…), que estejam interessados e/ou envolvidos em cadeias de abastecimento alimentar inovadoras.  Além disso, o projeto irá também fornecer aos embaixadores ferramentas para refletir e avaliar criticamente as práticas alimentares existentes e cocriar novas iniciativas. Os embaixadores terão, assim, acesso a diferentes redes de organizações e peritos, bem como a financiamento (para as Iniciativas Semente) para implementar as visões que foram criadas a partir de iniciativas destes novos sistemas alimentares.

SELECÇÃO DE INICIATIVAS SEMENTES

Ao longo do projeto, os embaixadores desenvolverão, juntamente com os parceiros do projeto, iniciativas que juntem as boas práticas recolhidas e o apoio de um vasto leque de peritos europeus. Destas iniciativas os embaixadores irão selecionar cinco, as quais serão totalmente financiadas com cerca de 10.000 euros por iniciativa, transformando-se numa forma prática de o projeto implementar uma verdadeira mudança.

Para ler mais sobre o projeto e as candidaturas para embaixador, visite o website do COCOREADO.

Para se manter a par das novidades do projeto sigas as redes sociais – Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn!

Outras Notícias

23 de Abril, 2021Notícias Internas

A CONSULAI está a recrutar!

Estamos a recrutar um novo membro para a Área de Projetos Agrícolas. Descrição da função Recolha e tratamento de dados e de documentação de suporte à elaboração de candidaturas a sistemas de incentivo na área agrícola; Elaboração de candidaturas e pedidos de pagamentos; Elaboração de planos de negócio; Acompanhamento e aconselhamento técnico durante toda a [...]

ler mais

27 de Maio, 2024Notícias Internas

Equipa da CONSULAI viajou até Caspe, para explorar novos modelos de produção

No passado mês de abril, parte da equipa de Estudos e Estratégia da CONSULAI, viajou até Caspe, na província de Saragoça, Espanha, com o intuito de explorar os novos modelos de produção de diversas culturas permanentes. Acompanhada por António Poblador (El Vivero de Abel) e António Machado (Agromillora), a equipa da CONSULAI visitou explorações agrícolas [...]

ler mais