QuantiFarm: o novo projeto Horizonte Europa vai desenvolver e criar uma estrutura para avaliar a eficácia e o desempenho de ferramentas digitais

Com o objetivo de avaliar os impactos da digitalização na agricultura, o projeto QuantiFarm vai desenvolver e criar uma estrutura para avaliar a eficácia e o desempenho de ferramentas digitais que prometem modernizar a agricultura.

Iniciado em julho de 2022, o projeto QuantiFarm, financiado pelo programa HorizonEurope, tem como principal objetivo informar e comunicar aos agricultores europeus a verdade sobre a utilização de Tecncologias digitais. O projeto terá uma duração de três anos e meio e conta com 32 parceiros de 20 países europeus, entre os quais Portugal.

A estratégia do QuantiFarm pretende que o projeto englobe e represente adequadamente a diversidade europeia. Em números isto significa 30 casos de estudo abrangendo mais de 20 países em 10 (das 11) regiões biogeográficas da Europa, que ocorrerão em 100 explorações agrícolas de 7 setores agrícolas de 20 culturas e animais.

A CONSULAI, parceira do projeto, e como líder do pacote de trabalho 4 é responsável pela testagem e análise subsequente de tecnologias digitais utilizadas na agricultura. O objetivo é equipar agricultores, consultores e decisores políticos com ferramentas que permitam avaliar o custo-benefício e o impacto de sustentabilidade ambiental na implementação destas tecnologias.

Saiba mais no website do projeto, ou nas redes sociais do projeto: Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram!

QuantiFarm

Outras Notícias

12 de Novembro, 2021Eventos

Venha AGRI.DOAR connosco! Junte-se à campanha de Natal do setor!

Venha AGRI.DOAR connosco! A AGRI.DOAR, nasceu em 2019, quando um conjunto de empresas do setor agrícola, florestal e agroalimentar, optou por não dar presentes de Natal a clientes, canalizando antes este montante a instituições de solidariedade social.   No ano passado, contámos com 23 parceiros e angariámos um donativo de mais de 25.000€, que foi atribuído ao projeto LAR. O apoio dado à instituição [...]

ler mais

18 de Novembro, 2019

Esposende recebe Colóquio Nacional do Leite

Com o apoio da CONSULAI , a APROLEP (Associação dos Produtores de Leite de Portugal) em colaboração com a AJADP (Associação dos Jovens Agricultores do Distrito do Porto) organizou no próximo dia 29 de Novembro entre as 10h e as 18h, no Auditório do Hotel Axis Ofir (Esposende), o Colóquio Nacional do Leite 2019, com os [...]

ler mais