Amêndoa: Especialistas afirmam que é o «momento de apostar na cultura»

A fileira da amêndoa esteve em debate no Alentejo. Os principais players do setor, a nível ibérico, partilharam a sua experiência e levaram a debate questões muito prementes no que toca ao futuro desta cultura.

Aida Borges, FLF

A Conferência da Amêndoa da Tecnoagro Ibéria realizou-se, no passado mês de março, em Évora. Um painel de especialistas, nacionais e internacionais, levaram a discussão o estado atual da fileira, partilhando, com as centenas de participantes, diversos conhecimentos com o objetivo a auxiliá-los em futuras decisões de investimento, na melhoria da gestão das culturas no terreno, apontando ainda caminhos de desenvolvimento técnico, comercial e económico.

O principal foco da conferência, organizado pela Agbar, pela Compo Expert e pela NaanDanJain, com o apoio da CONSULAI e Agromillora, foi responder a três questões: “Por que existe tanto interesse na cultura da amêndoa? “Por que a nossa geografia é tão interessante para a amêndoa?” e “Por que este é o momento para apostar na cultura?”.

A conferência foi organizada em blocos temáticos, com diversos momentos de networking entre os mesmos, de forma a que os presentes pudessem trocar impressões e estabelecer contactos com vista a futuras oportunidades de negócio.

A organização destacou que «nos últimos cinco anos, na Península Ibérica, têm existido muitos investimentos na cultura da amêndoa, que têm consolidado a importância desta geografia no panorama mundial».

Inovação tecnológica em destaque

No que toca aos temas levados a discussão, no primeiro bloco, falou-se de “Tecnologia”. Um painel de técnicos conceituados abordou um conjunto de temas relacionados com modelos de produção, técnicas de preparação do terreno, variedades, condução da cultura e produtividades. «A modernização da cultura tem permitido alterar bastante as práticas culturais e os resultados produtivos», sublinharam.

Em seguida, falou-se sobre “Inovação”, destacando-se que «a evolução tecnológica na cultura tem sido constante e tem conduzido a enormes ganhos de eficiência e de rentabilidade».

No terceiro bloco, falou-se de “Mercado” e os especialistas reforçaram que «o crescimento do consumo de amêndoa no Mundo tem sido impressionante. A amêndoa é um produto com enormes qualidades nutritivas e associada a uma dieta equilibrada e saudável. Há novos consumidores todos os dias. Há novos aproveitamentos industriais da amêndoa. Há muitas novas oportunidades que vale a pena conhecer».

A finalizar, um painel levou a debate a temática do “Investimento”, frisando que «nos últimos 5 anos tem-se assistido a uma mudança muito significativa no investimento da amêndoa na Península Ibérica. A intensidade do investimento cresceu exponencialmente. Surgiram novos investidores e novos modelos de parceria, mas ainda se está no início desse processo».

Foram ainda abordadas questões ligadas ao financiamento do investimento e às expetativas do próximo quadro financeiro plurianual.

O encontro terminou com uma visita aos campos, durante a qual os participantes puderam ver in loco os diferentes modelos de produção.

Outras Notícias

5 de Novembro, 2021

Certificação Pecuária Baixo Carbono | AGRICERT

O Acordo de Paris, adotado em 2015, visa alcançar a descarbonização das economias mundiais, reconhecendo que isso reduzirá significativamente os riscos e impactes das alterações climáticas, sendo Portugal um dos países europeus mais afetados. Os efeitos destas alterações no território nacional incluem o aumento da temperatura, a alteração dos padrões de precipitação, a subida do [...]

ler mais

29 de Março, 2022Notícias Internas

Internship IEFP | Digital Marketing Trainee – Come and wear our shirt!

We are looking for a Digital Marketing Trainee to join the team. Job description We are looking for a Digital Marketing Trainee to provide support to several national and international projects. Websites and social media management will be an important part of the job, with strong writing communication skills (some in Portuguese, but mostly in [...]

ler mais