Workshop Práticas para uma Fertilização Otimizada na Cultura do Milho na AGROGLOBAL 2025

No próximo dia 9 de setembro, em parceria com a AGROGLOBAL e com as empresas responsáveis pelos campos de ensaio na Quinta da Alorna, a CONSULAI, no âmbito dos projetos europeus NUTRI-CHECK NET e ClimateFarmDemo, irá organizar o workshop Práticas para uma Fertilização Otimizada na Cultura do Milho.

A CONSULAI participa em ambos os projetos, sendo responsável pela comunicação e disseminação no NUTRI-CHECK NET e pela gestão da rede nacional de demonstração, que integra mais de 30 agricultores, no ClimateFarmDemo (CFD).

O projeto ClimateFarmDemo (CFD) é uma rede europeia de agricultores demonstradores (Pilot Demo Farmers – PDFs), que arrancou em 2022 e terminará em 2029. O projeto abrange 28 países e as respetivas áreas pedoclimáticas, tendo como principal objetivo acelerar a adoção de práticas e soluções climate-smart pelos agricultores, de forma a adaptar os sistemas de produção agrícola às alterações climáticas e contribuir para a neutralidade carbónica do setor até 2050.

Para alcançar este objetivo, o projeto segue uma abordagem multiator, através da criação de uma rede europeia de 1500 agricultores demonstradores (PDFs) e dos seus técnicos de aconselhamento agrícola (Climate Farm Advisors – CFAs). Serão organizados 4500 eventos de demonstração, promovendo a troca de conhecimento e a discussão entre profissionais do setor.

A rede portuguesa é composta por mais de 30 agricultores demonstradores em diversos sistemas de produção. Em conjunto com os agricultores, os técnicos de aconselhamento agrícola irão desenvolver planos de adaptação e mitigação climática, identificando práticas e estratégias para aumentar a resiliência climática. Será também calculada a pegada de carbono de cada exploração, informação que servirá de base à definição das medidas a implementar.

Já o projeto NUTRI-CHECK NET, iniciado em janeiro de 2023, conta com 10 parceiros europeus e tem como missão promover uma gestão mais eficiente e sustentável da fertilização das culturas agrícolas, através da testagem colaborativa de ferramentas digitais, numa lógica participativa.

Num primeiro momento, foram identificados os principais desafios da fertilização nas culturas do trigo, milho e batata, nos diferentes países participantes. Em Portugal, este trabalho envolveu os Crop Nutrition Clubs, grupos compostos por agricultores destas culturas, com o apoio técnico e científico de um Grupo Nacional de Especialistas em Fertilização (National Expert Group). Esta rede de especialistas garantiu a ligação entre as necessidades práticas e o conhecimento científico atualizado.

De seguida, com base nos desafios identificados, foram selecionadas ferramentas digitais e outras soluções com potencial para melhorar a gestão da fertilização, desde análises de solo e foliares, até tecnologias de aplicação variável e softwares de apoio à decisão.

Numa terceira fase, algumas dessas ferramentas foram testadas em campo pelos agricultores membros dos Crop Nutrition Clubs, nos vários países parceiros. Este processo permitiu avaliar a aplicabilidade, utilidade e facilidade de utilização em contexto real.

A quarta fase centrou-se na criação de uma plataforma digital, já disponível online, que funciona como repositório das ferramentas selecionadas e testadas. Concebida para ser prática e acessível, facilita o acesso a soluções que podem ser adotadas por outros agricultores e técnicos.

Por fim, o projeto irá selecionar 20 boas práticas de gestão da fertilização, baseadas nas ferramentas e metodologias mais eficazes ao longo do processo. Estas boas práticas ficarão disponíveis na plataforma, garantindo a disseminação do conhecimento para além dos participantes.

Com o objetivo de potenciar sinergias, o projeto CFD colabora ativamente com outras iniciativas, projetos e decisores políticos. Assim, em articulação com o NUTRI-CHECK NET, no próximo dia 9 de setembro, a rede de agricultores demonstradores juntar-se-á à rede de especialistas em fertilização para, em conjunto, selecionar as boas práticas para uma fertilização otimizada do milho.

O workshop terá lugar na Sala dos Claustros, no CNEMA, em Santarém, no primeiro dia da AGROGLOBAL. Incluirá uma dinâmica de grupo e uma demonstração em campo na Quinta da Alorna (com transporte assegurado entre o CNEMA e os campos de ensaio).

Contamos com a sua presença para, em conjunto, elegermos as boas práticas para uma fertilização otimizada das culturas e para um beberete no stand da CONSULAI.

A inscrição deverá ser feita através do link: https://forms.office.com/e/LjmTkJSXNQ.

Explore ainda a plataforma do projeto NUTRI-CHECK NET e o website do projeto ClimateFarmDemo .

Workshop on Practices for Optimised Fertilisation

Outras Notícias

25 de Setembro, 2025Agenda do Setor

Proposta Quadro Financeiro Plurianual 2028 – 2034

A 16 de julho de 2025, a Comissão Europeia apresentou a proposta do Quadro Financeiro Plurianual para o período 2028 – 2034, no valor de quase 2 biliões de euros, representando um crescimento de cerca de 65% face ao último QFP, e correspondendo a 1,26 % do Rendimento Nacional Bruto Médio da EU. A CONSULAI [...]

ler mais

19 de Fevereiro, 2024Eventos

CONSULAI e EDIA promovem evento para debater o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum 2023-2027

A CONSULAI e a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) organizam um evento que visa analisar o primeiro ano de implementação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), e identificar prioridades para os próximos anos. A sessão terá lugar no próximo dia 26 de fevereiro, no Auditório da EDIA, em Beja. O [...]

ler mais